Foram seis anos de espera e muitos pedidos recebidos para que a Esquadrilha da Fumaça retornasse para a região metropolitana da capital mineira. E esse reencontro acontecerá neste domingo, dia 30 de setembro, nos Portões Abertos 2018 da Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte, que ocorrerá no Parque de Material Aeronáutico (PAMA-LS), em Lagoa Santa (MG), a pouco mais de 30km de BH. A última demonstração na região ocorreu em 2012, ainda com os T-27 Tucano, na Pampulha, antigo local onde se encontrava o CIAAR. 

São esperadas cerca de 30.000 pessoas no local e, como existe a possibilidade de congestionamento, o PAMA-LS recomenda que o público chegue cedo e também estimula o compartilhamento de carona com amigos, familiares e o uso de transporte coletivo. Além disso, o Parque lançou o guia do visitante, com mais dicas para aproveitar o evento e a programação completa, que começa às 9h. Este evento faz parte do Calendário de Portões Abertos que a Força Aérea Brasileira promove em diversas de suas unidades pelo Brasil como forma de o público conhecer melhor o seu trabalho, conhecer seus equipamentos, pessoal, rotina e também formas de ingresso. Ocorrem no segundo semestre em alusão ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira, ambos comemorados em 23 de outubro. 

O público acompanhará a principal atração do evento com o acionamento dos motores dos setes A-29 Super Tucano às 16h, seguidos de cerca de 35 minutos de muitas manobras e acrobacias. Além da demonstração, o público terá uma infraestrutura completa, com praça de alimentação, música ao vivo e apresentação teatral. Exposição estática de aeronaves, paraquedismo, voos acrobáticos e rapel, feira de artesanato, exposição de motos e de carros antigos, apresentação de cães adestrados, veículos blindados e esquadrão antibombas da Polícia Militar de MG também fazem parte da programação, além de tendas com diversas orientações de saúde. Aos interessados em colaborar com instituições beneficentes, no local serão recolhidos doações de 1kg de alimento não perecível e livros em bom estado de conservação. 

E uma curiosidade para quem acompanhou as mídias sociais da Esquadrilha da Fumaça nas últimas semanas: essa será a primeira demonstração do Capitão Santoro, que concluiu no último dia 19 o curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea, e fará a sua estreia em apresentação pública na posição de voo #3. A agenda do Esquadrão terá sequência no início de outubro pelo interior de São Paulo, nas cidades de Laranjal Paulista (dia 10), Sorocaba (11), Indaiatuba (12) e Socorro (13). Para mais detalhes e para acompanhar a rotina da Fumaça, acesse também o seu Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr

Texto: Tenente Marcus Lemos

Fotos: Imagens disponíveis no Flickr da Esquadrilha da Fumaça