Após participar das comemorações do Dia da Independência na capital federal, a agenda de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça segue cheia neste fim de semana, com mais duas demonstrações previstas.

No sábado, dia 8, é a vez de Anápolis (GO), no evento Portões Abertos da ALA 2. Já no domingo, a Fumaça segue viagem para participar do evento Portões Abertos da ALA 5, em Campo Grande (MS). Nas duas ocasiões, a demonstração está prevista para as 16h.

Além da Esquadrilha da Fumaça , também haverá diversas atividades e exposições no chão, apresentando ao público um pouco mais sobre o trabalho da FAB.

 

ALA 2

A ALA 2 é uma Organização da FAB sediada em Anápolis, interior de Goiás, e atualmente sedia um esquadrão de caça, o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), que opera aeronaves F-5M, além dois esquadrões de reconhecimento, o 1º/6º GAV e 2º/6º GAV, que voam aeronaves R-35 e R-99/E-99, respectivamente. Há, também, a expectativa de a ALA 2 receber um esquadrão de transporte a partir de 2019, o 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), que irá operar com as novas aeronaves KC-390. Além das Unidades Aéreas, o 3º Grupo de Defesa Antiaérea (3ª GDAAE) também tem a ALA 2 como sua sede.

ALA 5

Sediada na capital do Mato Grosso do Sul, a ALA 5 também é conhecida como “a Sentinela Alada do Pantanal”. Além de ser a sede do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), a ALA 5 também é a casa de três Unidades Aéreas: o 1º/15º GAV, operando aeronaves de transporte C-105 Amazonas; o 2º/10º GAV, que além de operar a aeronave SC-105 para missões de busca e salvamento, recentemente recebeu helicópteros H-60L Blackhawk; e o 3º/3º GAV, que voa aeronaves de caça A-29.

 

*Outras informações com a Seção de Comunicação Social da Fumaça, pelo telefone: (19) 3565-7236.

 

Texto: Cap Grothe

Foto: SO Ribeiro