Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Mais de 70 mil pessoas participaram da edição 2018 do Portões Abertos da Ala 1, em Brasília (DF), neste domingo (2). Durante todo o dia, o público conferiu de perto as atividades desenvolvidas pela Força Aérea Brasileira (FAB), com uma programação que incluiu exposição de aeronaves, carros antigos, demonstrações aéreas, paraquedismo e shows musicais.

A principal atração foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Durante mais de 30 minutos, as sete aeronaves A-29 Super-Tucano do grupo realizaram suas manobras no céu da Capital Federal e surpreendeu a quem assistia.

A demonstração deixou o servidor público Orlando César Souza Lima e o filho Felipe, de 4 anos, impressionados. "O avião que eu mais gostei foi esse de hélice no nariz", opinou o garoto, em referência ao A-29. "Uma ótima oportunidade para conhecer melhor a FAB", completou o pai. 

A réplica em tamanho real do Gripen NG, o caça sueco adquirido pela FAB, também atraiu milhares de pessoas para um dos hangares da Ala 1. Do lado de fora, o público também pôde conhecer aeronaves militares usadas na Defesa Aérea, como o caça F-5M; o avião-radar E-99, empregado na vigilância do espaço aéreo brasileiro, especialmente nas regiões de fronteira; e os aviões de transporte C-95 Bandeirante, C-97 Brasília, VC-2 Embraer 190 e VC-99 Legacy. Para as crianças, foi montado um aeroporto com miniaturas de aviões militares da Força Aérea.

Apresentações da banda de música da FAB, dos cães treinados do Grupo de Segurança e Defesa da Ala 1, e as demonstrações de simulações de resgate completaram a agenda do domingo.

Paixão

Fascinado pela aviação, o pequeno Augusto Gomes de Matos Costa, de 6 anos, diz que esperou o ano inteiro para esse dia chegar. Ele conheceu de perto o avião da Esquadrilha da Fumaça e disse que ficou ainda mais convicto de que será um piloto quando crescer. "É difícil saber o que eu vi de mais legal aqui hoje", falou.

A empresária Laila Serra também ficou empolgada com as atrações dos Portões Abertos, uma vez que, segundo ela, são raras as oportunidades de estar em contato com o mundo da aviação. "É muito apaixonante ver tudo de perto, poucas pessoas têm essa chance", declarou. 

Aproximação

O Comandante da Ala 1, Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, acredita que esta é uma ocasião que a FAB possui para estar mais próxima da comunidade. "A nossa intenção, como acontece em todas as Alas, é trazer a sociedade para conhecer nosso trabalho, ver nossos aviões, nossas atividades em solo. São várias atividades diferenciadas que trazem o público para perto da Força Aérea", disse.

Segundo o oficial-general, a grandiosidade do evento exigiu mais de quatro meses de preparação e, este ano, contou com parcerias com órgãos públicos do Distrito Federal para aprimorar o acesso da população até o local. "Até linhas de ônibus regulares conseguimos colocar aqui dentro para minimizar problemas de trânsito", explicou.

Texto: Tenente Jonathan Jayme/CECOMSAER
Fotos: Sargento Bianca Viol/CECOMSAER e Soldado Wilhian Campos/CECOMSAER

 

Fim do conteúdo da página