Umirim e Jericoacoara foram as últimas paradas da Esquadrilha da Fumaça no Estado do Ceará. Cerca de 30 mil pessoas assistiram às manobras do Esquadrão nas duas cidades. As demonstrações fazem parte do circuito Norte e Nordeste, que contempla, ao todo, 12 cidades nas duas regiões.

 

 

 

Homenagem em Umirim

Cerca de 90 quilômetros da capital cearense, na cidade de Umirim, um T-27 Tucano da Esquadrilha da Fumaça, de matrícula 1381, é erguido no centro da cidade com o número 7 estampado na cauda. O motivo é especial: natural desta cidade no interior do Ceará, com pouco menos de vinte mil habitantes, o Capitão Anderson Amaro voou como piloto da Fumaça nesta posição (Número 7), quando faleceu em acidente aéreo em 2010.

No último dia 22 de julho, cerca de 3.000 pessoas estiveram presentes no estádio de Umirim para assistir à demonstração da Esquadrilha da Fumaça. A última demonstração na cidade foi em 2007, ainda com as aeronaves Tucano, e com participação do próprio Anderson Amaro.

Jericoacoara

A praia de Jericoacoara, no litoral cearense, conhecida por ser uma das mais bonitas do Brasil, parou para ver os sete aviões da Esquadrilha da Fumaça. Para Taís Farias, empresária, a apresentação teve uma lembrança especial. “eu via a apresentação com meus pais quando eu era pequenininha e o ‘coração’ sempre me emociona bastante”. O casal de turistas argentinos Damian Traverso e Giselda Posi, ressaltou a qualidade dos Força Aérea Brasileira: “é muito bom ver uma força militar que cuida do seu país”.

A próxima parada da Esquadrilha da Fumaça é a cidade de São Luís, no Maranhão. A apresentação ocorrerá no dia 24, no Espigão, a partir das 16h45.

*Outras informações com a Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236.  

Texto: Tenente Eduardo Marques
Revisão: Capitão Grothe
Fotos: Tenente Eduardo Marques