Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Após 15 anos de ansiosa espera, o público aracajuano finalmente se reencontra com a Esquadrilha da Fumaça. O céu da Praia de Atalaia testemunhou, neste domingo, dia 15, as acrobacias da equipe da Força Aérea Brasileira. Às 15h30, horário marcado, as condições climáticas não estavam propícias para o voo acrobático. Uma hora depois, porém, os sete aviões com as cores da bandeira do Brasil retornaram para o local da apresentação e encantaram a população sergipana.

Para alguns, essa foi a primeira oportunidade de ver sete aviões voando e fazendo manobras conjuntamente."Estou vendo pela primeira vez, superou minhas expectativas", diz a médica Layana Sandes. As acrobacias também maravilharam Maria Desireeé: "fiquei muito impressionada quando o avião capota no ar, é de tirar o fôlego".

O evento fez parte das comemorações dos 198 anos de emancipação política de Sergipe e contou também com saltos de paraquedas e sobrevoos de helicóptero. O Esquadrão se dirige agora ao Recife, cidade onde fará sua terceira demonstração do Circuito Norte e Nordeste às 14h30 no Marco Zero.


História

Com mais de 3.800 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira. Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração da Fumaça tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.

*Outras informações com a Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236.  


Texto: Tenente Eduardo Marques
Revisão: Capitão Rafael Grothe
Fotos: Diego Souza

Fim do conteúdo da página