O piloto da posição de número 5 da Esquadrilha da Fumaça, Capitão Gustavo Natalício, concluiu o Curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea (PODA) na tarde desta última quarta-feira, dia 4 de julho. Assim que desceu da aeronave, após realizar seu primeiro voo sozinho na posição, ele foi recebido pelo seu instrutor, Capitão Pedro Esteves, que o parabenizou pela conquista, assim como todos os outros integrantes do esquadrão.

Muito satisfeito pela conquista, o Capitão Natalício comentou sobre a instrução. “O curso foi um crescimento enorme para mim como piloto. Quando eu ingressei na Esquadrilha da Fumaça, achava extremamente difícil executar as manobras e, hoje, conseguir realizá-las corretamente e com segurança é muito gratificante. Quem está de fora, não consegue imaginar a dificuldade que é o voo em formação com a aeronave no dorso (voo de cabeça para baixo). Quero agradecer meu instrutor por todos os ensinamentos e a todos pelo apoio, suporte e incentivo”.

O piloto completou a fase avançada do curso e, agora, está preparado para participar de apresentações da Esquadrilha da Fumaça. A fase avançada consiste em executar todas as manobras e acrobacias da demonstração de acordo com a posição de voo. O treinamento é concluído após a realização de 60 missões. Sua primeira demonstração será realizada na cerimônia militar de entrega de Espadins aos Cadetes do primeiro ano da Academia da Força Aérea (AFA), nesta sexta-feira, dia 6 de julho.

*Outras informações com a Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236. 

Texto: Tenente Cocate
Revisão: Capitão Grothe
Fotos: Tenente Eduardo