No dia 14 de maio de 1952, instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, treinavam manobras em suas horas de folga com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões aeronáuticas. Assim surgia a Esquadrilha da Fumaça que, há 66 anos, nutria o mesmo sentimento dos atuais integrantes que, por meio de demonstrações aéreas, representam tão bem a Força Aérea Brasileira.

Para celebrar esta data tão especial de aniversário do Esquadrão comemorada nesta segunda-feira, dia 14 de maio, a equipe da Fumaça participou, na manhã desta terça, dia 15, da “Benção das Aeronaves”. O Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Academia da Força Aérea (AFA), Tenente Capelão Marco Aurélio Del Faveri, e o Adjunto da Seção, Tenente Capelão Paulo Albrecht, celebraram o culto ecumênico com a presença de todos os integrantes da Esquadrilha. Para finalizar o culto, o Tenente Faveri abençoou uma aeronave A-29 Super Tucano, como símbolo de toda a frota do Esquadrão.

O Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Marcelo Oliveira da Silva, agradeceu a presença de todos, tanto os integrantes quantos os capelães que celebraram o evento, e afirmou que o momento “muito especial” dá prosseguimento às comemorações do aniversário de 66 anos da Esquadrilha da Fumaça.

*Outras informações com a Seção de Comunicação da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236.  

Matéria: Ten Cocate
Revisão: Cap Grothe