Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Dois integrantes da Esquadrilha da Fumaça participaram de uma das mais importantes reuniões relacionadas a shows aéreos internacionais entre os dias 2 e 6 de dezembro, na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. O Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas, e o piloto Ala Direita Externa, Major José de Almeida Pimentel Neto, representaram a Fumaça no International Council of Air Shows (ICAS) que promove e organiza festivais aéreos na América do Norte.

A Esquadrilha da Fumaça é o único esquadrão aéreo militar da América do Sul que participou desse conselho, juntamente com algumas esquadrilhas da América do Norte, como Thunderbirds (Força Aérea Americana), Blue Angels (Marinha dos E.U.A.), Snowbirds (Força Aérea Canadense), além de alguns esquadrões europeus.

O Major Pimentel ressaltou que a participação da Fumaça neste evento é de suma importância. “No ICAS, é bastante estimulada a integração entre os segmentos civil e militar, uma vez que os shows aéreos americanos que mais atraem público são os que têm a presença de esquadrões de demonstração aérea militar. A partir da agenda desses esquadrões militares, os shows aéreos civis são planejados em busca de obterem maior número de público para suas demonstrações também, ações que acabam incentivando a integração entre o civil e militar”.  

Os dois representantes da Fumaça ainda participaram de uma grande agenda de eventos e seminários do ICAS, além de terem feito contato com vários Chefes de Operações de eventos aéreos nos E.U.A., os chamados “Air Boss”, que mostraram interesse em convidar a Fumaça para circuitos de demonstração norte-americanos.

*Outras informações com Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236.

Fotos: arquivo EDA

 

Fim do conteúdo da página