Entre os dias 7 e 16 de outubro, a Esquadrilha da Fumaça está envolvida no circuito de demonstrações aéreas pela região Sul do país. São seis demonstrações em cidades dos três estados da região: Chapecó (SC), Santa Maria (RS), Canoas (RS), Carlos Barbosa (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).

A equipe de 36 militares da Fumaça, juntamente com o material necessário para realizar a missão de representar a Força Aérea Brasileira pelo país, é transportada por meio de oito aeronaves A-29 Super Tucano e mais uma aeronave de transporte da FAB.

Nos deslocamentos para as primeiras cidades do circuito, Chapecó e Santa Maria, o esquadrão da Força Aérea que auxiliou a missão da Fumaça foi o 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), também conhecido como "Esquadrão Cascavel", com sede localizada no Rio de Janeiro, Ala 11, antiga Base Aérea do Galeão.

O oficial responsável pela Comunicação Social do esquadrão, Tenente Aviador Cayo Cesar Magalhães Santos, afirma sobre a importância de participar dessa atividade. "É um orgulho para mim fazer parte dessa missão de apoio aerologístico da Esquadrilha da Fumaça, porque sempre admirei o trabalho desta instituição. E de certa forma, ao trabalhar junto da Fumaça nessa missão, sei que estou ajudando a população de Chapecó e de Santa Maria a poder conhecer mais o trabalho da Força Aérea Brasileira".

Os deslocamentos para as outras cidades serão feitas pelo Primeiro Esquadrão do 15º Grupo de Aviação (1º/15º GAV), conhecido como "Esquadrão Onça", localizado na Ala 5, antiga Base Aérea de Campo Grande (MS).

Assista ao vídeo e entenda mais sobre o Esquadrão Cascavel:    

Matéria: Tenente Cocate
Revisão: Capitão Wander e Capitão Glauber