A Ala 4, localizada na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, abriu mais uma vez suas portas para que a sociedade local pudesse conhecer o trabalho de seus militares e suas instalações. Como parte da programação da EXPOAER 2017, a demonstração da Esquadrilha da Fumaça aconteceu na tarde do dia 8 de outubro para um público de mais de dez mil pessoas.

O Comandante da Ala 4, Coronel Clauco Fernando Vieira Rossetto, comparou a Esquadrilha da Fumaça com o povo brasileiro. "A Fumaça representa a alegria e é igual ao brasileiro que tem esse espírito feliz, comunicativo e integrador. E a Esquadrilha faz exatamente isso, a integração e a união de toda a comunidade em um momento emocionante para todos". O Coronel Rossetto também explicou sobre as atrações do evento. "Os trabalhos para que a EXPOAER ficasse pronta para a população iniciaram há um ano. Fizemos um evento para que todos pudessem conhecer os segmentos da Força Aérea Brasileira, como os Esquadrões que aqui se localizam, o controle de voo, o comando de preparo. Enfim, um panorama amplo da FAB, mostrando a defesa e a integração do nosso país".

A Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria foi criada em 1970 e, ao longo de sua existência, tem cumprido sua missão de representar o Comando da Aeronáutica na região Centro-Oeste do Estado do Rio Grande do Sul. No final de 2016, a Base Aérea de Santa Maria foi desativada e passou a ser conhecida como Ala 4.

Conheça mais as unidades da Ala 4:

Esquadrão Poker e Esquadrão Centauro: o Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1°/10º GAV), Esquadrão Poker, e o Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (3º/10º GAV), Esquadrão Centauro, que trabalham com a aeronave A-1, são pólos no desenvolvimento de procedimentos para ações de ataque, reconhecimento aéreo e controle aéreo avançado, sendo capazes de executar missões de ataque ao solo com precisão, utilizando armamento inteligente ou não.

Esquadrão Pantera: equipado com helicópteros H-60, Black Hawk, o Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) é responsável por cumprir ações de defesa aérea, escolta, ataque, apoio aéreo aproximado, evacuação aeromédica, transporte aéreo logístico, infiltração e exfiltração aérea e busca e resgate.

Esquadrão Hórus: o Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo de Aviação (1º/12º GAV) é o primeiro esquadrão a utilizar sistemas de aeronaves remotamente pilotadas para execução de ações de reconhecimento aéreo e controle aéreo avançado, atuando como posto de comunicações no ar. Opera as aeronaves Hermes RQ-450 e RQ-900, as quais possuem grande alcance e autonomia, permitindo vigilância contínua e discreta sobre objetivos de interesse.

Esquadrão Mangrulho: o Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4º/1º GCC) tem como missão instalar, manter e operar um Centro Diretor Aerotático. É deslocado, quando necessário, para prover adequada cobertura de radar e de comunicações em apoio às Operações Aéreas.

Presentes ainda na Ala 4, estão o Grupo Logístico, que planeja, executa e controla as atividades logísticas de manutenção das aeronaves e o Esquadrão de Segurança e Defesa, responsável pela Segurança das Instalações que compõe a Guarnição de Santa Maria, trabalhando com o apoio de Cães de Guerra e policiamento a cavalo.

A Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria conta ainda com o Grupamento de Apoio, o Destacamento de Saúde e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA), que executa atividades operacionais e de manutenção de equipamentos, diretamente vinculadas ao sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, em uma área de quarenta milhas náuticas de raio que tem como centro o aeródromo de Santa Maria, seguindo as diretrizes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Assista ao vídeo sobre  EXPOAER 2017: 

Matéria: Tenente Cocate (com apoio da SCS da Ala 4)
Revisão: Capitão Glauber
Fotos: Tenente Cocate