Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A chuva não deu trégua neste final de semana. As duas demonstrações da Esquadrilha da Fumaça previstas para as cidades de São José dos Campos e São Paulo não puderam ser realizadas, devido às condições meteorológicas desfavoráveis para o voo. Mas nem mesmo o tempo fechado desanimou o público que compareceu em peso nessas cidades e pôde acompanhar as passagens com fumaça das sete aeronaves da Esquadrilha.

Em São José dos Campos, mais de 15 mil pessoas participaram dos "Portões Abertos" do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) neste sábado, dia 19 de agosto. Após a apresentação da Fumaça, o diretor do DCTA, Tenente--Brigadeiro do Ar Carlos Augusto do Amaral Oliveira, comentou sobre a participação da Fumaça. "O DCTA se sente extremamente honrado com a vinda da Fumaça, pois o evento não seria o mesmo sem eles. Boa parte dessas pessoas que participam, vem pra ver, obviamente, o nosso trabalho, mas principalmente, para acompanhar as acrobacias da Esquadrilha. Isso porque a Fumaça representa a Força Aérea Brasileira e a brasilidade, sentimento que as pessoas buscam nesse tipo de evento. É só vermos a reação de carinho que elas tiveram quando assistiram às passagens da Esquadrilha. Pudemos ver que o púbico se sentiu homenageado pela Fumaça por ter feito esse voo sobre São José dos Campos".

Imagens de São José dos Campos: 

Em São Paulo não foi diferente. Debaixo de seu guarda-chuva, o estudante Samuel Menezes falou bastante emocionado sobre as passagens da Fumaça no "Domingo Aéreo" do Parque de Material Aeronáutico (PAMA-SP) no dia 20 de agosto. "Eu quase chorei várias vezes ao ver as aeronaves da Fumaça voando, mesmo debaixo de chuva. Eu tenho um amor muito grande pela aviação e me senti honrado por ter tido a oportunidade de assistir à Esquadrilha hoje. Quero muito ser piloto civil, e o trabalho dos pilotos da Fumaça é uma verdadeira inspiração para mim".

Imagens de São Paulo: 

A Esquadrilha da Fumaça continua sua agenda de demonstrações em setembro, nas cidades de Brasília e Anápolis. Confira a agenda aqui neste: LINK. Outras informações com a Seção de Comunicação da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19)3565-7236.

Matéria: Ten Cocate
Fotos: Sgt Ribeiro e Tenente Eduardo

Fim do conteúdo da página