Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Foram 28 dias em circuito e 14 demonstrações realizadas na Colômbia e em mais quatro estados brasileiros entre os dias 6 de julho e 4 de agosto de 2017. Ao todo, a equipe percorreu cerca de 10.500 quilômetros com 8 aeronaves A-29 Super Tucano e aeronaves de apoio do Esquadrão Gordo e Esquadrão Cascavel com os seus C-130, e com o Esquadrão Arara e o seu C-105.

Com a missão de divulgar a Força Aérea Brasileira e representar o Brasil no exterior, a Esquadrilha da Fumaça realizou o seu primeiro circuito de longa duração com as aeronaves A-29 Super Tucano, que estrearam em demonstrações públicas em 2015 depois de dois anos de implantação. A primeira parada da equipe foi em Porto Velho (RO), onde participou do evento Portões Abertos da Ala 6, para um público aproximado de 30.000 pessoas, sendo esta a primeira demonstração com essas aeronaves na região norte do país. Antes de partir para o exterior, realizou mais uma demonstração, já no estado do Amazonas, na cidade de Eirunepé, para aproximadamente 5.000 pessoas.

As demonstrações na Colômbia fizeram parte da programação da Feira Aeronáutica Internacional, a F-AIR Colombia, a maior do país e uma das mais relevantes da América Latina, que contou, também, com a presença da Força Aérea Colombiana e a dos Estados Unidos. É a segunda missão internacional da Esquadrilha da Fumaça, sendo a primeira realizada em 2016 no Chile, durante a FIDAE. "Representar a FAB e o Brasil no exterior são atribuições da Esquadrilha da Fumaça e tem um importante papel diplomático com os países amigos do Brasil. É um orgulho representar a instituição e perceber o carinho que o público tem para com os brasileiros", afirma o Tenente-Coronel Caldas, comandante do Esquadrão.

No retorno do exterior, o Esquadrão realizou demonstrações na cidade de Manaus e Manicoré no estado do Amazonas, antes de partir para o estado do Mato Grosso, onde realizou quatro demonstrações: em Sinop, Cuiabá, Barra do Garças e Rondonópolis, somando um número expressivo de público de aproximadamente 130.000 pessoas.

O último estado atendido neste circuito foi Mato Grosso do Sul, onde iniciou pela capital Campo Grande no evento Domingo Aéreo da Ala 5, na Base Aérea de Campo Grande. Cerca de 35.000 pessoas puderam acompanhar cerca de 35 minutos de demonstração e 50 manobras e acrobacias, além de uma homenagem à cidade com a escrita "Parabéns, Campo Grande". Para encerrar o circuito, as cidades de Bonito e Jardim receberam as duas últimas demonstrações, antes do retorno do esquadrão para a sua sede em Pirassununga, no interior de São Paulo.

A agenda de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça pode ser conferida no site www.fab.mil.br/eda e as próximas acontecerão no Domingo Aéreo da Academia da Força Aérea no dia 13 de agosto, no Portões Abertos em São José dos Campos no dia 19 e no Portões Aberto no Campo de Marte, na capital São Paulo, no dia 20.

 

Fim do conteúdo da página