Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Após ter feito a demonstração na cidade de Porto Velho, em Rondônia, na tarde de 8 de julho, a equipe da Esquadrilha da Fumaça se deslocou para Eirunepé, no Amazonas, na manhã do dia 9. A apresentação neste município aconteceu nas margens do Rio Juruá, um cenário perfeito e bucólico para inspirar os pilotos em suas acrobacias no céu azul daquela linda tarde.

A maioria dos cinco mil espectadores da apresentação, que nunca viram um avião antes, surpreenderam-se com as aeronaves A-29 Super Tucano nas cores do Brasil, fazendo piruetas no ar. A emoção era nítida diante dos gritos da plateia.

Animada com a exibição, a estudante Nalanda Oliveira afirmou que deseja se tornar piloto. "Após ver as manobras da Fumaça, eu me apaixonei pelo trabalho deles. Se tivesse um sorteio para voar com a Esquadrilha, eu até gostaria de ganhar para fazer um voo com eles. Vou estudar bastante para ser piloto da Força Aérea".  

A estudante Sandila Pedrosa também adorou a apresentação. "Confesso que quando ouvi a propaganda para a demonstração, não achei muito interessante. Mas hoje que vim aqui e assisti, achei impressionante, inclusive aquela manobra em que os aviões voam de cabeça pra baixo todos alinhados. Quero seguir a carreira militar de qualquer jeito", confessou.

Tabatinga

Na manhã desta segunda-feira, dia 10 de julho, a equipe de 53 militares da Força Aérea se deslocou para a cidade de Tabatinga, no Amazonas. O deslocamento faz parte do circuito previsto pela Esquadrilha da Fumaça para realizar demonstrações aéreas no Norte e Centro-oeste do Brasil e na Colômbia. Após Tabatinga, o grupo se desloca para Apiay (município colombiano) e, depois, chega à Colômbia, onde irá participar da F-AIR Colômbia 2017, com quatro apresentações neste evento entre os dias 13 e 16 de julho. Depois da participação no evento, a Esquadrilha irá se deslocar para o Centro-oeste do Brasil onde fará apresentações aéreas por lá. 

Capitão Esteves

Na demonstração em Eirunepé, o Capitão Pedro Augusto Esteves, que voa na posição número 5, Ala Esquerda Externa, fez sua estreia como piloto de demonstração aérea. "Foi uma sensação incrível poder voar pela primeira vez com a Esquadrilha da Fumaça. Uma das experiências mais marcantes da minha vida. Muito obrigado! Vida longa à Fumaça", finalizou.

Matéria: Tenente Cocate
Fotos: Tenente Cocate

 

Fim do conteúdo da página