O evento “3º Arraiá Aéreo – Inspirando Gerações” em Bauru, neste final de semana, foi especial para a equipe da Esquadrilha da Fumaça. Foi a primeira vez que as aeronaves A-29 Super Tucano da Fumaça voaram junto com a réplica do 14 Bis, relembrando a história do início do século XX quando o inventor Alberto Santos Dumont voou, pela primeira vez, o avião no Campo de Bagatelle, em Paris, iniciando todo o legado da aviação para a história da humanidade.  

A equipe chegou em Bauru no sábado, dia 10, sendo recebida por um grande público que assistiu à escrita da Fumaça no céu: “Inspirando Gerações”. A frase fez alusão ao nome do evento que pretendeu, com atividades e atrações diversas, estimular a educação e oferecer novos conhecimentos profissionais para crianças e jovens de Bauru e região. Às 15h30 do mesmo dia, o Major Aviador Ubirajara Pereira Costa Júnior apresentou uma palestra sobre demonstração aérea e trajetória profissional para ser piloto da Esquadrilha da Fumaça dentro do projeto chamado “Carreiras em Foco”. Outros profissionais de diversas áreas também apresentaram suas carreiras em um auditório montado dentro de uma carreta.

No domingo, os participantes do evento puderam assistir às manobras da Esquadrilha da Fumaça, com cerca de 50 acrobacias. Espectador assíduo das demonstrações, o fotógrafo Alcides Galancine Neto afirma que a Esquadrilha é um exemplo a ser seguido. “Achei sensacional como sempre e, desta vez, percebi como o treinamento intenso da equipe espelha a perfeição nas acrobacias. Foi excelente ver também que a manobra Coração ainda é a preferida de todas as famílias. É a mais aplaudida. Excelente!”. A exibição terminou de forma histórica com o voo inédito dos aviões da Fumaça com o 14 Bis, réplica criada pelo goiano Allan Calassa, grande admirador da aviação e da história de Santos Dumont.

Assista ao vídeo com o voo inédito da Fumaça e a réplica do 14 Bis: 


Matéria: Tenente Cocate
Revisão: Capitão Wander
Fotos: Miguel Filho e Sargento Ribeiro