Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A época das festas juninas está chegando, e a Esquadrilha da Fumaça não poderia ficar de fora. No próximo domingo, dia 11 de junho, a Fumaça se apresenta no “3º Arraiá Aéreo – Inspirando Gerações”, em Bauru (SP), às 15h50, no Aeroclube de Bauru. O evento, que acontece entre os dias 10 e 11 de junho, é organizado pela Fundação Astronauta Marcos Pontes. A entrada é gratuita, e a Fundação faz o convite para que os visitantes do evento doem 1 kg de alimento não perecível, pois a arrecadação será entregue a entidade beneficentes da cidade.

No sábado, dia 10 de junho, as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça chegam ao evento às 14h30 e ficam em exposição estática para os visitantes. Às 15h30, o Major Aviador Ubirajara Pereira Costa Júnior irá apresentar uma palestra sobre demonstração aérea e trajetória profissional para ser piloto da Esquadrilha da Fumaça. A palestra da Esquadrilha da Fumaça faz parte de um conjunto de apresentações, chamado de “Carreiras em Foco”, sobre profissionais de diversas áreas que falarão sobre suas carreiras em um auditório montado dentro de uma carreta.

O Coordenador de Operações do evento, o primeiro astronauta brasileiro, Tenente-Coronel Marcos Cesar Pontes, atualmente na reserva, explica que o Arraiá Aéreo já é considerado o maior evento aéreo civil do país. “Vamos oferecer uma série de atividades que visam estimular a educação geral de crianças e jovens, como exposições de aviões e veículos civis e militares, simuladores de voo e muitas atividades ligadas à ciência e tecnologia, como exposições do universo aeroespacial, oficinas de robótica, engenharia e palestras sobre carreiras. Tudo no clima cultural de shows musicais e de tradições das festas juninas”. A programação total do evento pode ser conferida neste link: http://www.eventoaereo.com.br/

Para ele, a Esquadrilha da Fumaça é uma atração emblemática que representa muito, inclusive, para sua vida pessoal. “Eu entrei para a Força Aérea Brasileira porque adorava assistir às acrobacias da Fumaça. Criaram até uma estátua minha no local onde eu ficava no aeroporto de Bauru para acompanhar os lendários aviões T-6 da Esquadrilha. Esperamos que o evento, que também tem no nome a expressão “Inspirando Gerações”, possa inspirar e incentivar os jovens a seguir suas carreiras com uma grande bagagem de educação e conhecimentos gerais em ciência e tecnologia”.

Matéria: Tenente Cocate
Revisão: Capitão Wander
Fotos: Titolivio de Oliveira

Fim do conteúdo da página