Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, foi palco da última demonstração da Esquadrilha da Fumaça neste final de semana prolongado. O evento encerra o circuito pela região sul do país e comemora os 70 anos do aeroclube da cidade.

Aproximadamente 18 mil pessoas assistiram à demonstração, segundo os organizadores. No caminho para o aeroclube podia-se ver placas de carros de diversas cidades da região. Roberto Andrade veio de Porto Alegre para ver as manobras. "São quase 100 quilômetros de estrada, mas vale a pena, né?".

 

A família Soares, que é de Goiás, acompanhou a caráter a apresentação. "Nós estávamos em Torres ontem e quando soubemos que vocês estariam aqui, demos um jeito de vir", disse Taís Soares. O marido dela Henrique Soares, descreveu sua manobra predileta: "eu gosto muito daquela manobra em que um vem invertido, o outro em voo normal e um terceiro aparece dando voltas nos dois". Ele se referia a manobra conhecida como DNA. A pequena Ana Clara, filha dos dois, resumiu o que sentiu: "gostei muito".

Bento Gonçalves se destaca nacionalmente pela sua produção de uva e seus derivados. É a primeira vez que a Esquadrilha da Fumaça se apresenta na cidade com os aviões A-29 Super Tucano.

Fotos e texto: 1º Tenente PUP Eduardo Marques
Revisão: Maj Av Daniel Garcia