• O céu limpo na cidade de Gaspar, em Santa Catarina. O palco estava perfeito para a realização de voo acrobático. Mas quem começou a movimentar os ares na tarde do dia 29 de abril foram os aeromodelos de todo o Brasil. A cidade é sede da 32ª Feira Brasileira de Aeromodelismo, a FESBRAER. Desde cedo, aeromodelos de vários modelos e tamanhos realizaram acrobacias para um público total estimado de 15 mil pessoas.

Piloto de aeromodelo, Fábio Bitu quis homenagear a Esquadrilha da Fumaça. "Eu sou fã incondicional da Esquadrilha, tenho dois modelos de Tucano com as cores da Fumaça e agora estamos na expectativa de um grande show". O grande show a que ele estava se referindo era a demonstração da Esquadrilha da Fumaça pela primeira vez na cidade com o A-29 Super Tucano.

Na hora marcada, às 16h,  os sete aviões da Esquadrilha da Fumaça iniciaram as passagens de reconhecimento. De olhos atentos, o público acompanhou as mais de 50 manobras sem tirar os olhos do céu. Juntos há 7 anos, Jéssica Kellermann e Fernando Lisboa vieram de Porto Alegre-RS para o evento. "Sou aeromodelista há 17 anos e já tinha visto a apresentação com os Tucanos", ressaltou Lisboa. "Para mim, todas as manobras são emocionantes e devem exigir um esforço e treinamento muito grande", disse Kellermann.

A cidade de Gaspar é sede da FESBRAER desde a sua primeira edição. Durante três dias, o Clube Asas do Vale recebe modelistas de todo o Brasil para a maior feira do gênero na América Latina. Após a participação no evento, a Esquadrilha da Fumaça segue para a cidade de Torres, no Rio Grande do Sul, para participar do 29ª Festival Internacional de Balonismo, onde fará uma demonstração a partir das 14h30.

Matéria e fotos: 1º Ten PUP Eduardo
Revisão: Maj Av Garcia