Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > EDUCAÇÃO - ECEMAR realiza Diplomação do CAEM e do CCEM-P 2017
Início do conteúdo da página

A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) realizou, nessa sexta-feira (08/12), a diplomação dos Cursos de Altos Estudos Militares (CAEM) e de Comando e Estado-Maior Presencial (CCEM-P). A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, acompanhado pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; pelo Diretor de Ensino, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita; pelo Comandante da Universidade da Força Aérea, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto; pelo Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto; além de Oficiais-Generais e de autoridades militares e civis.

“Onde quer que estejam servindo, façam a diferença, tragam a ordem onde houver o caos, sejam dignos, justos, leias e comprometidos com as mudanças necessárias para a moderna Força Aérea que almejamos”, disse o Comandante da ECEMAR aos novos diplomados.

O Coronel Intendente Gilson Alves de Almeida Júnior, oficial mais antigo do CAEM, e o Tenente-Coronel Aviador Luiz dos Santos Alves, primeiro colocado do CCEM-P, receberam das mãos do Comandante da Aeronáutica o diploma de conclusão do curso.

O corpo discente foi composto por 20 Oficiais-Alunos do CAEM e 93 do CCEM-P. Dentre estes, também fizeram parte Oficiais das Nações Amigas da África do Sul, da Argentina, da Coreia do Sul, de El Salvador, dos Estados Unidos da América, de Moçambique e da República Dominicana, que trocaram experiências com os militares brasileiros.

O CAEM, implementado pela primeira vez neste ano, substituiu o Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA). É constituído por três módulos: Estágio em Política e Estratégia Aeroespaciais (EPEA), realizado na ECEMAR, que marca o início da jornada acadêmica; Curso de Altos Estudos; e Extensão em Alta Gestão Executiva (EAGE), módulo pioneiro que contemplou as atividades de liderança estratégica, análises de cenários e riscos, além de tomada de decisão.

“Mais do que técnicas e táticas, o correto conceito do emprego do Poder Aéreo e a capacidade de planejamento estratégico são essenciais para preparar os homens e as máquinas para a guerra do futuro. O aperfeiçoamento contínuo é essencial”, salientou o orador das turmas CAEM e CCEM de 2017, Coronel Intendente Gilson Alves de Almeida Júnior.

Nos próximos Cursos de Comando e Estado-Maior, os Oficiais-Alunos passarão por dois anos de formação: o primeiro ano a distância, com um MBA de Planejamento e Gestão Estratégicos, bem como com módulos de Doutrina Militar; e no segundo ano, presencial, a ECEMAR lançará mão do conceito de Sala de Aula Invertida, em que o aluno passa a ser o protagonista do processo de ensino-aprendizagem, elevando o pensamento acadêmico ao nível de análise crítica e assessoramento de alto nível.

 

Fim do conteúdo da página