Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > ORDEM DO DIA - EDUARDO GOMES
Início do conteúdo da página

Reviver a história do patrono da Força Aérea Brasileira é uma oportunidade ímpar de cultivar os mais relevantes valores de uma sociedade por meio do sentimento patriótico e da cidadania sempre presentes em seus atos.

Nesta data, celebramos o aniversário de um brasileiro que não hesitou em arriscar seu bem mais precioso – a sua vida – por um ideal nacionalista que resultou, nas primeiras décadas do século passado, em significantes mudanças na estrutura política de nosso País.

Um militar ousado que não se limitou à sua esfera de atuação e vislumbrou voos que resultaram na criação do Correio Aéreo Nacional, um dos maiores projetos de integração nacional do território brasileiro.

Líder perspicaz que atuou efetivamente no suporte durante as operações das forças aliadas durante a segunda grande guerra, possibilitou a criação das Bases Aéreas e consolidou o então Ministério da Aeronáutica.

Verdadeiro amante da pátria, idealizador de um País justo, democrático e formado por instituições fortes, voltadas ao desenvolvimento de seu povo. Uma aspiração atemporal que se caracteriza de maneira tão relevante no momento corrente.

Sua atuação em nossa Força é marcada pela obstinação que nos impulsiona a trabalhar continuamente em prol do desenvolvimento do Comando da Aeronáutica, transmitindo às novas gerações uma organização cada vez mais moderna e operacional.

Em um momento em que a Força Aérea consolida sua reestruturação, asseguramos estar alinhados com os ideais de nosso Patrono. Mantemos esforços para o desenvolvimento de nossos projetos estratégicos em constante busca pela maior eficiência no cumprimento de nossa missão constitucional.

Seguir seus ensinamentos nos conduz a priorizar os interesses coletivos que geram benefícios à Força Aérea e sociedade que nos cerca, a despeito de interesses pessoais que, tantas vezes, limitam e frustram nosso progresso.

Enfim, exaltar o legado do Marechal Eduardo Gomes é reverenciar seu devotamento à profissão militar, cujo comprometimento alicerçou suas conquistas ao longo da vida. Integrantes do Comando da Aeronáutica, Em um momento em que o progresso de nossa Nação se vê entorpecido pelos constantes acontecimentos que rondam o cenário político, os princípios que balizaram a vida pública do Marechal Eduardo Gomes nos mostram que somente por meio do estrito cumprimento da legislação vigente e do fortalecimento dos preceitos democráticos é que poderemos avançar como Nação.

Como herdeiros deste abnegado patriota, temos o dever de preservar os valores por ele cultuados e fazer com que a Força Aérea Brasileira perpetue a imagem de organização disseminadora de progresso e democracia.

Para tanto, conclamo a todos os nossos integrantes para que mantenham sempre a retidão em suas ações, que edifiquem o trabalho com disciplina e que sejam exemplos de conduta não só nas atividades profissionais, mas em toda as ações do cotidiano.

Dessa forma, estou certo de que estaremos contribuindo para a construção de um Brasil mais forte e mais soberano, assim como sonhou o nosso Patrono.

Parabéns Eduardo Gomes!

Brasília, 20 de setembro de 2017.

Tenente-Brigadeiro do Ar NIVALDO LUIZ ROSSATO

Comandante da Aeronáutica

Fim do conteúdo da página