Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > TRANSMISSÃO DE CARGO - Cerimônia marca Passagem de Comando da UNIFA, ECEMAR e CDA
Início do conteúdo da página

A Universidade da Força Aérea (UNIFA), a Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) e a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) receberam, nesta quinta-feira (24/08), novos comandantes. As passagens foram realizadas em uma cerimônia que contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista, ex-Ministro do Superior Tribunal Militar (STM) e ex-Comandante da Aeronáutica.

O Major-Brigadeiro do Ar José Isaías Augusto de Carvalho Neto recebeu do Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto o Comando da UNIFA. O Brigadeiro Arnaldo substitui o Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos no Comando da ECEMAR e o Brigadeiro Ricardo assume a Presidência da CDA.

A transmissão do cargo de Presidente da CDA foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; e as transmissões de cargo de Comandante da UNIFA e da ECEMAR foram presididas pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita.

CIEAR

Na mesma ocasião, sob a presidência do Major-Brigadeiro Mesquita, procedeu-se a cerimônia de desativação do Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica (CIEAR). A Unidade encerrou seu ciclo de quase quarenta anos dedicados ao ensino especializado de militares e servidores civis do Comando da Aeronáutica (COMAER) nas áreas de Educação, Idiomas, Saúde, Educação Física, Direito Internacional dos Conflitos Armados e dos Direitos Humanos, Administração de Pessoal, Polícia Judiciária Militar e Doutrina Militar.

Suspensos alguns cursos, que gradativamente passam para a alçada do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Belo Horizonte (MG), as competências do CIEAR transferem-se para a Pró-Reitoria de Ensino Especializado e Idiomas da UNIFA (PROEEI), assumida pela Tenente-Coronel Estela de Magalhães Ambrosio Perez.

Fim do conteúdo da página