Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > REESTRUTURAÇÃO - Oficiais-Alunos da ECEMAR testam nova metodologia de trabalho acadêmico
Início do conteúdo da página

Com o objetivo de dar continuidade ao planejamento estratégico desenvolvido pela Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) para a Modernização do Ensino no âmbito da Universidade da Força Aérea (UNIFA), a Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) realizou, no último dia 13 de julho, o “Seminário sobre Aplicações de Sistemas Espaciais em Combate: discutindo cenários prospectivos do emprego da tecnologia espacial”. O evento foi promovido pelo Centro de Estudos Estratégicos (CEE) da UNIFA e teve como finalidade realizar testes com uma nova ferramenta metodológica, que será implementada no Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), a partir de 2018.

Denominada “Ensaio Reflexivo”, a ferramenta é uma produção acadêmica, de cunho formal e discursivo, que permite a exposição lógica e metodológica de algum assunto introduzido por experiências pessoais e pela reflexão crítica.

Durante a realização da atividade, Oficiais-Alunos foram divididos em grupos para debate dos temas das palestras. Entre as temáticas abordadas, destacam-se a utilização de satélites em análise de inteligência, a congruência de programas de cunho nacional, como o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), com necessidades da Defesa e do Poder Aeroespacial. Entre as lições aprendidas, as reflexões críticas, baseadas nas experiências dos próprios alunos, geraram conhecimento que poderá impactar em futuras decisões.

“As assertivas produzidas pelos Oficiais-Alunos extrapolaram nossas expectativas, cruzando informações que só uma massa de oficiais com experiência poderia oferecer”, afirmou o Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos.

A implementação de novas estratégias de ensino nos processos finalísticos da ECEMAR faz parte de uma iniciativa maior de reestruturação do Ensino na FAB, na qual os cursos de carreira, alinhados pela premissa do ensino continuado, estão sendo remodelados para capacitar os oficiais para os novos desafios enfrentados pela FAB e pelo país no futuro.

 

Fim do conteúdo da página