Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > VISITA - Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica realiza Viagem Nacional de Estudos
Início do conteúdo da página

A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) realizou, no período de 19 a 23 de junho, a Viagem Nacional de Estudos. O objetivo foi proporcionar aos Oficiais-Alunos do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM 2017) a oportunidade de distinguir a participação das Unidades visitadas no planejamento do preparo e do emprego da Força Aérea, bem como reconhecer, in loco, as modificações nas Organizações frente ao processo de reestruturação da FAB.

Em Brasília (DF), a comitiva composta por 95 militares (entre Oficiais-Alunos e instrutores), liderada pelo Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, foi recebida no Ministério da Defesa pelos palestrantes da Chefia de Operações Conjuntas. Na ocasião debateram o emprego das Forças Armadas em Operações de Paz e o legado operacional dos Grandes Eventos.


Ainda em Brasília, as instalações e a filosofia de emprego do Comando de Defesa Cibernética (COMDCIBER) – o mais novo Comando Conjunto das Forças Armadas – também foram alvo de atenção da comitiva.

Dando prosseguimento à visita no Distrito Federal, foi possível conhecer mais as atividades do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) e do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE); neste último, os Oficiais-Alunos puderam interagir com a nova estrutura de Controle de Operações Aéreas e com o Centro de Operações Espaciais (COPE), setor do COMAE implantado para cuidar das operações espaciais.

A segunda etapa da viagem ocorreu em São José dos Campos (SP), com palestras e visitas ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e Instituto de Estudos Avançados (IEAV), ocasião em que foram detalhados os Projetos Estratégicos de Ciência e Tecnologia e a contribuição do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) para o Emprego do Poder Aeroespacial.


Segundo o Tenente-Coronel Aviador Santos, Aluno do CCEM-P 2017, o ponto alto da visita ao DCTA e aos órgãos em Brasília foram os debates. “Em todos os momentos, os palestrantes promoveram o conhecimento, o pragmatismo e a realidade dos fatos, fomentando o espírito crítico entre a comitiva”, avaliou.

O último evento de estudos ocorreu nas instalações da EMBRAER, em Gavião Peixoto (SP), onde os alunos tiveram contato com o Projeto do KC-390, do F-39 Gripen, e da ampliação da estratégia da empresa voltada para o mercado de Defesa.

http://www.portal.intraer/portalintraer/capa/index.php?mostra=30481

 

Fim do conteúdo da página