Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > ECEMAR comemora o seu 71º aniversário de criação
Início do conteúdo da página

Em 1946 nascia a Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica (ECEMAR), pautada no Compromisso Moral, Profissionalismo, Dinamismo e Excelência no Conhecimento, valores que são perpetuados por cada integrante dessa Escola, que tem a missão de forjar líderes da Força Aérea Brasileira no emprego do componente militar do Poder Aéreo Espacial.

Anualmente a ECEMAR premia seus destaques com o objetivo de enaltecer a importância de seus Recursos Humanos no cumprimento da missão. Este ano foram eleitos o Terceiro-Sargento SAD Gustavo Silva Lira, Graduado Padrão e o Cabo SAD Anderson Figueiredo de Oliveira, Praça Padrão.

Além disso, a ECEMAR também reúne os instrutores de todos os tempos quando passado e presente encontram-se para celebrar o amor pela nobre arte de transmitir o conhecimento.

Sessenta integrantes da Ordem de Athena participaram do XVII Encontro de Instrutores da ECEMAR. Na ocasião, sete oficiais do efetivo, receberam o Distintivo de Condição Especial de Instrutores, representando o ingresso na Ordem de Athena, designação da ordem de cátedra na ECEMAR. Participaram do evento: o Excelentíssimo Senhor Tenente-Brigadeiro-do-Ar Carlos de Almeida Baptista, ex-Comandante da Aeronáutica e ex-ministro do Superior Tribunal Militar que presidiu a cerimônia, os Excelentíssimos Senhores ex-Comandantes da ECEMAR Major-Brigadeiro-do-Ar Wilson Freitas do Valle, Tenente-Brigadeiro-do-Ar José Américo dos Santos, Major-Brigadeiro-do-Ar Jaime Rodrigues Sanchez, Major-Brigadeiro-do-Ar Antônio Luiz Rodrigues Dias, Major-Brigadeiro-do-Ar Wilmar Terroso Freitas, Brigadeiro-do-Ar Lucio Alves Ângelo, Major-Brigadeiro-do-Ar Stéfan Êgon Gracza e o Brigadeiro-do-Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto.

A nobre tarefa de Instrutor da ECEMAR é conferida aos egressos do Curso de Comando e Estado-Maior que se destacaram, pela excelência nos estudos, durante a discência.

Em discurso, o Comandante Interino da ECEMAR, Coronel Aviador Ricardo José Freire de Campos, ressaltou que a dedicação e a paixão que todos os instrutores devotaram a esta Instituição é um tesouro que certamente nos conduzirá o resto de nossas vidas.

Saiba mais:

A ECEMAR é a escola de pós-formação do Comando da Aeronáutica, destinada a aperfeiçoar e preparar os Oficiais Superiores para a condução da Força Aérea Brasileira. Estabelecida, inicialmente, em 1946, começou a funcionar com os seus cursos ainda na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. Posteriormente, passou a funcionar na Ilha do Governador, até que, em 1985, foi inaugurada a atual sede da ECEMAR, no centenário Campo dos Afonsos. A Escola é responsável, atualmente, pelo Curso de Comando e Estado-Maior e pelo Curso de Altos Estudos Militares, em seus módulos.

 

 

Fim do conteúdo da página