Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CAPACITAÇÃO - Coronéis da FAB iniciam estágio de política e estratégia aeroespaciais Capacitação faz parte do Curso de Altos Estudos Militares
Início do conteúdo da página

 

Os oficiais do Curso de Altos Estudos Militares (CAEM) iniciaram, na segunda-feira (16/1), o Estágio em Política e Estratégia Aeroespaciais (EPEA). Na ocasião, o Comandante Interino da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto, apresentou para os oficiais-alunos matriculados no CAEM as orientações gerais do primeiro EPEA.

Na ocasião, foi elucidado que o CAEM é composto de três módulos de ensino: o EPEA, o Curso de Altos Estudos (CAE) e a Extensão em Alta Gestão Executiva (EAGE).

Primeiro módulo do CAEM, o EPEA consiste de uma imersão no Poder Militar Aeroespacial e de uma profunda análise das ações em andamento, para viabilizar a concepção estratégica – a Força Aérea 100. No Estágio, os oficiais-alunos terão a possibilidade de debater e analisar questões essenciais para o desempenho dos futuros oficiais-generais ou assessores de alto nível da FAB, como o poder espacial e aéreo da FAB, os projetos estratégicos de porte da Força e o poder relativo da forças aéreas da América do Sul. Além disso, poderão identificar e discutir, junto aos grandes comandos, a situação atual em relação à concepção estratégica, ao analisar os principais problemas, os impactos decorrentes e as ações julgadas pertinentes para os projetos estratégicos em andamento.

Ainda relativo à concepção estratégica, os discentes terão a possibilidade de apresentar ao Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) um trabalho acadêmico, buscando mensurar o cumprimento dos objetivos estabelecidos na diretriz. Essas inquietações e análises serão úteis para os módulos seguintes, na medida em que os oficiais-alunos terão a oportunidade de buscar solução para os desafios constantes do Força Aérea 100, também por meio da interação com outros órgãos. 

Dando prosseguimento ao CAEM, os oficiais-alunos participarão do CAEPE, coordenado pela Escola Superior de Guerra (ESG), no período de 20 de fevereiro a 1º de dezembro de 2017. 

Além disso, de 1º de maio a 31 de outubro de 2017, os coronéis matriculados no CAEM realizarão a Extensão em Alta Gestão Executiva (EAGE), aplicado por uma instituição de ensino superior contratada, na modalidade de ensino a distância, sob coordenação da ECEMAR.

Integram o CAEM, 21 oficiais superiores, no posto de coronel, sendo 11 aviadores, três intendentes, três de infantaria, um engenheiro e três médicos.

Saiba mais - O Estágio em Política e Estratégia Aeroespaciais – EPEA, foi criado no âmbito da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), a partir da ordem de extinção do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA). Com duração de quatro semanas, o EPEA é realizado em momento imediatamente anterior aos cursos de altos estudos das Escolas congêneres: Escola Superior de Guerra (ESG), Escola de Guerra Naval (EGN), e Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

 

Fonte: http://www.portal.intraer/portalintraer/capa/index.php?mostra=28973&CAPACITA%C7%C3O%20-%20Coron%E9is%20da%20FAB%20iniciam%20est%E1gio%20de%20pol%EDtica%20e%20estrat%E9gia%20aeroespaciais
Fim do conteúdo da página