Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > ENSINO - Alunos da ECEMAR apresentam trabalhos ao EMAER
Início do conteúdo da página

No dia 5 de dezembro, oficiais-alunos do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM) e do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA)apresentaram ao Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), em Brasília-DF, seus trabalhos finais do ano de 2016.

Tanto o Estudo de Assunto Operacional (EAOP), do CCEM, quanto o Estudo de Assunto Relevante da Aeronáutica (EARA), do CPEA, tiveram como finalidade estudar temas relacionados à Concepção Estratégica “Força Aérea 100”.

Os temas propostos para o EAOP foram conduzidos por grupos de trabalho distribuídos entre os integrantes do CCEM-2016, que contou com 94 oficiais. O trabalho constituiu-se na primeira versão do EAOP, no qual o CCEM foi empregado como equipe de pensadores (think tank), utilizando a experiência de cada um para maximizar o conhecimento por meio de avaliações, empregando metodologia de pensamento crítico acerca dos problemas a serem analisados.

Os assuntos estudados foram submetidos à apreciação do Estado-Maior da Aeronáutica e dos Grandes Comandos, para sua análise, de forma a contribuir com alternativas de solução a problemas operacionais de grande relevância.

No CPEA-2016 foram constituídos três Grupos de Trabalho que desenvolveram os temas “uso de simulação no treinamento de aeronavegantes e pessoal de terra; soluções de gestão para o atendimento de saúde assistencial; e modelos de suporte logístico de manutenção e suprimento no COMAER.

Os trabalhos também foram submetidos à apreciação do EMAER e dos Grandes Comandos para análise, contribuindo com alternativas de solução em nível estratégico a problemas no âmbito do COMAER.

Fim do conteúdo da página