Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > ENSINO - Oficiais-Alunos da ECEMAR realizam viagem de estudos a países da América do Sul
Início do conteúdo da página

Uma Comitiva da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), com trinta e quatro integrantes, chefiada pelo Vice-Reitor da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Brigadeiro Intendente R1 Luiz Tirre Freire realizou, no período de 23 a 28 de outubro, Viagem de Estudos ao Chile e à Argentina.

Integraram a comitiva, vinte e sete oficiais-alunos do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA), instrutores da ECEMAR, equipe de apoio e a representante do programa de pós-graduação da UNIFA, Professora Doutora Patrícia de Oliveira Matos.

O objetivo da viagem foi proporcionar à comitiva conhecimento sobre o papel das Organizações Militares e Civis das Nações Amigas no preparo e no emprego da Força Aérea de seus países, assim como compreender a importância dessas Organizações no contexto internacional.

No Chile, foram ministradas palestras, sobre os temas: A Força Aérea do Chile e sua inclusão na Política de Defesa Nacional; O Grupo de Operações Espaciais; A Política de Defesa Nacional do Chile; e Defesa e Segurança - Conceito, Amplitude e Cooperação com o Brasil.

Houve, ainda, a visita ao Museu Histórico Militar do Chile, o qual relata com riqueza de detalhes as histórias de guerras vivenciadas pelo Chile, desde a sua independência até o ano de 1960.

Na Argentina, o Embaixador Sérgio Danese, em uma breve apresentação, repassou informações gerais do relacionamento do Brasil com aquele país, enfatizando o MERCOSUL, a política de defesa comum existente entre ambos, e o processo de renovação pelo qual passa o país vizinho.

A comitiva conheceu as instalações do Estado-Maior Conjunto, onde participou de palestra sobre a Capacitação das Forças Armadas Argentinas para Operação Conjunta. Na Universidade de Defesa da Argentina, participou de uma exposição, sobre “Perspectivas e eixos predominantes para tomada de decisões estratégicas”, tema no qual foram discutidos em profundidade o aprendizado e as conseqüências da Guerra das Malvinas para o povo argentino.

Segundo o Coronel Engenheiro Raymundo Ubirajara da Fonseca Salgado Junior, oficial-aluno do CPEA, a viagem de estudos proporcionou sedimentação dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

“Na minha experiência de vida, aprendi que conhecer outras culturas é importante e extremamente edificante. A qualidade das palestras proferidas, verdadeiramente nos brindou com maior conhecimento da realidade desses países e, em nossa atual fase da carreira, conhecer as culturas militares dos nossos vizinhos e aliados, especialmente quando olhamos para Chile e Argentina, permitirá que a qualidade das análises e dos assessoramentos seja ainda melhor”.

Fim do conteúdo da página