Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > GUARNAE-GL promove evento do Outubro Rosa
Início do conteúdo da página

          O efetivo feminino da Guarnição de Aeronáutica do Galeão reuniu-se na manhã desta quinta-feira (17 de outubro), no Auditório da Diretoria de Saúde (DIRSA), para assistir à Palestra Outubro Rosa – Prevenção ao Câncer de Mama. As militares e civis foram recepcionadas pelo Comandante da GUARNAE-GL e Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado e pelo Diretor de Saúde, Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, com café da manhã em um momento de confraternização.

         

          Em suas palavras, o Diretor de Saúde, anfitrião do evento, relembrou a importância e escolha do mês de outubro, deu as boas-vindas às convidadas e esclareceu o porquê da fita rosa para conscientização da prevenção ao câncer de mama. “Este mês é importante para relembrar que o cuidado com a saúde deve estar sempre em primeiro lugar”, comentou o Major-Brigadeiro Miguel.

          Para abordar dados estatísticos, principais fatores de risco e tratamento, a primeira palestrante foi a Capitão Médica Luciana Jandre Boechat Alves, Chefe da Seção de Mastologia do Hospital Central da Aeronáutica (HCA). “O mais importante nos casos de câncer de mama é o diagnóstico precoce, desta maneira teremos mais chances de sucesso”, destacou a Oficial. Em sua apresentação, ainda abordou os mais recentes métodos utilizados nos tratamentos de quimioterapia para cuidar da auto-estima e do lado emocional das pacientes, como a touca de resfriamento do couro cabeludo, utilizada na tentativa de evitar a queda de cabelo.

          A parte final do evento ficou por conta do depoimento da Capitão QOEA SVH Kelly Campos da Silva Tavares, Chefe da Assessoria Administrativa do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB), diagnosticada com câncer de mama no ano de 2015. Com bom humor, a Capitão abordou os aspectos que mais contribuíram para que passasse pelas fases de quimioterapia, cirurgia e tratamento pós-cirurgia. “Trabalhei a minha auto-estima e até aprendi a me maquiar. É importante cuidar do aspecto emocional e cultivar a esperança”, relatou.

         

 

Texto: SCOM DIRAP

Colaborou com o texto a Comunicação Social da DIRSA.

Publicado: 24 outubro 2019

Fim do conteúdo da página