Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Programa de Eficiência Estratégica na DIRSA
Início do conteúdo da página

          No dia 25 de julho, o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) realizou a palestra sobre o Programa de Eficiência Estratégica do Comando da Aeronáutica (PEE-COMAER), no auditório da Diretoria de Saúde (DIRSA).
          O Diretor de Saúde, Major Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, realizou a abertura da reunião, que foi conduzida pelo Presidente da Comissão de Gestão do PEE-COMAER, Coronel Aviador André Luiz Dos Santos Caldeira. O evento contou com a presença do Diretor do Hospital de Força Aérea do Galeão - Brigadeiro Médico Júlio Cesar da Gama Apolinário e do Comandante da Ala 11 - Brigadeiro-do-Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, além dos Comandantes da ALA 12, do GAP-GL e do GAP-SC.
          O PEE-COMAER utiliza os recursos financeiros provenientes do Programa de Eficiência Energética (PROPEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), empresa que regula e determina  a aplicação de parte da receita operacional líquida em ações de eficiência e em programas de Pesquisa e de Desenvolvimento (P&D).


          O objetivo do Programa de Eficiência Energética – PEE é promover o uso eficiente e racional de energia elétrica, em todos os setores da economia, por meio de projetos com análise técnica criteriosa, em busca de uma perfeita relação custo-benefício. Dessa forma, o programa gera economia dos recursos destinados à conta de energia elétrica, com estimativa de até 90%. Dentre os procedimentos priorizados pelo programa, preconiza-se a eficiência dos sistemas de iluminação, ar condicionado, refrigeração, motriz e de aquecimento de água.
          No Rio de Janeiro, as organizações selecionadas para receber a implantação do Programa de Eficiência Estratégica do Comando da Aeronáutica foram: a DIRSA, o HFAG, o PAMA-GL, a ALA 11 e a ALA 12. Ao adotar essas medidas, o COMAER visa à redução significativa dos valores das faturas de energia elétrica, além de intensificar os projetos de sustentabilidade já implantados em algumas unidades.

Colaborou com o texto a Comunicação Social da DIRSA.

Fim do conteúdo da página