Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HCA promove Roda de conversa com gestantes
Início do conteúdo da página

          O Hospital Central da Aeronáutica (HCA) desenvolve o programa “Roda de conversa com gestantes” com o objetivo de preparação física e emocional para o sucesso no parto normal. Os encontros ocorrem quinzenalmente e, até o mês de junho, cerca de 70 pessoas participaram dos eventos. As palestras são promovidas pelo Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, com o apoio de equipe multidisciplinar - neonatologistas, enfermeiras obstétricas, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais de educação física.

          Os temas abordados estão relacionados à gestação, ao parto e ao puerpério. Os objetivos são: oferecer um espaço de diálogo aberto às gestantes, estimular a troca de experiências, esclarecer as dúvidas e proporcionar um maior aprendizado a respeito dos assuntos relacionados à gravidez. Nessas conversas, de aproximadamente duas horas, também são ensinados exercícios para alívio da dor e facilitadores do parto normal, além de técnicas respiratórias e de relaxamento, que auxiliam a mulher a vencer esse momento de profunda alteração no estilo de vida das famílias.

         A participação dos pais e acompanhantes também é estimulada no programa, pois eles precisam estar preparados para oferecer suporte físico e emocional necessários durante todo o processo.
          Por fim, a gestante e a equipe realizam uma visitação à maternidade, onde será realizado o parto, a fim de trazer maior segurança e tranquilidade para os pais.
          Os próximos temas a serem abordados são:
•    Exercícios respiratórios e posições facilitadoras durante o trabalho de parto;
•    Papel do acompanhante durante o trabalho de parto;
•    Técnicas não farmacológicas de alívio da dor durante o trabalho de parto;
•    Benefícios da atividade física na gestação;
•    Puerpério e exercícios fisioterapêuticos no pós-parto;
•    Nutrição na gestação;
•    Aspectos psicológicos da gestação e puerpério; e
•    Maternidade e paternidade responsável.
          As rodas de conversa acontecerão até o final do ano e não necessitam de inscrição prévia. Os encontros do mês de julho ocorrerão nos dias 11 e 25, às 10h, na Unidade de Geriatria e Gerontologia (UGG) do HCA.

 

Colaborou com o texto a Comunicação Social da DIRSA.

 

 

Fim do conteúdo da página