Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > 50 anos da criação do Quadro de Dentistas da Força Aérea Brasileira
Início do conteúdo da página

 

 Mais informações...

Iniciado com a criação do Ministério da Aeronáutica em 1941, o serviço de Odontologia da Força Aérea Brasileira foi na época composto por dentistas do meio civil, diplomados pelas escolas superiores oficiais e equiparadas às da Universidade do Brasil, selecionados por meio de concurso. Anos mais tarde, com o aumento do efetivo e do número de dependentes dos militares com direito a atendimento odontológico, foi necessária a tomada de medidas, sendo aberto concurso para o quadro de Dentistas, ainda não legalmente regulamentado e por isso agregado ao quadro de Médicos. Em 1961, foram matriculados no curso especial de saúde vinte Tenentes Dentistas Estagiários e, até 1964, mais duas turmas foram formadas, ainda agregadas ao quadro de Médicos.
No dia 07 de dezembro de 1967, por meio de decreto nº 5.376, foi criado o Quadro de Dentistas da Força Aérea Brasileira, sendo que a maior parte das vagas era completada por militares da Aeronáutica de outros quadros, fato que dificultava a entrada de civis. A partir de 1970, foi estabelecida a obrigatoriedade de concurso público para todos os interessados em compor o quadro de Dentistas.
Em 1971, por meio do decreto nº 68.648, de 21 de maio, surgiu a Assessoria de Odontologia da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) e, no ano de 1980, a Portaria 433/GM3 aprovou o novo regulamento, criando a Divisão de Odontologia da DIRSA. A Diretoria de Saúde da Aeronáutica tem como missão “promover a excelência em atendimento à Saúde e no apoio às ações da Força, pelo aprimoramento e otimização dos recursos e meios”.
Atualmente, o ingresso de profissionais de Odontologia na Força Aérea Brasileira ocorre por meio de processo seletivo de Dentistas no quadro de Oficiais Convocados e de Exame de Admissão ao Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica (EA CADAR), os quais são realizados anualmente e visam suprir as necessidades de Oficiais Dentistas para o preenchimento de cargos e para o exercício de funções técnico-especializadas de interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER). Mais informações poderão ser encontradas em http://www.fab.mil.br.

Pesquisa e texto: CAP QODENT FABRÍCIO DIAS DE SOUZA (Especialista em História Militar).

 

 

Fim do conteúdo da página