Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Simpósio de Saúde reúne profissionais na EPCAR
Início do conteúdo da página

 

Os palestrantes abordaram temas institucionais da FAB

 

Palestra do Capitão Daniel Lima AzevedoMais de 300 pessoas, entre médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas e demais profissionais e acadêmicos da área de saúde de Barbacena (MG) e região, estiveram presentes ao 1º Simpósio de Saúde promovido pelo Esquadrão de Saúde de Barbacena, no dia cinco de outubro, no auditório da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR).

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar José Aguinaldo de Moura, ao fazer a abertura do evento, destacou a importância de todos conhecerem o funcionamento e a aplicação dos recursos na área de saúde pela Força Aérea Brasileira (FAB). “Os temas abordados neste simpósio não são de interesse só dos militares da aeronáutica, mas também dos civis aqui presentes, que representam uma camada da sociedade que terá a oportunidade de saber como é possível realizar grandes projetos de saúde, com recursos públicos escassos, se esses forem bem empregados e aplicados de forma correta”, ressaltou.

Mesa de AberturaTambém fizeram parte da mesa de abertura, o Subdiretor de Logística e Saúde Operacional da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky; a coordenadora do evento e Comandante do Esquadrão de Saúde de Barbacena, Tenente-Coronel Médica Jacqueline Leite Frade; o Chefe do Grupamento de Apoio De Barbacena, Tenente-Coronel Intentende Bruno Ferreira De Oliveira; e o Diretor da Faculdade de Medicina de Barbacena, professor Marco Aurélio Bernardes, um dos apoiadores do simpósio.

Logo após a abertura, na programação da manhã, os palestrantes abordaram temas institucionais da FAB. O Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky apresentou o cenário atual, unidades e diretrizes da saúde na FAB. A Tenente-Coronel Enfermeira Vera Lúcia da Costa Rodrigues falou sobre o funcionamento do “Hospital de Campanha” e a operacionalidade da saúde militar.

Palestra do Brigadeiro Walter KischinhevskyÀ tarde as apresentações trataram de assuntos científicos mais gerais. O Capitão Médico Daniel Lima Azevedo falou dos desafios do “Envelhecimento Saudável” e exemplificou com experiências da Casa Gerontológica de Aeronáutica, no Rio de Janeiro. A professora Danielle Guedes Andrade Ezequiel explicou sobre a epidemia mundial da obesidade, fator de risco para o desenvolvimento de várias doenças.

Para a coordenadora do evento, Tenente-Coronel Jacqueline Leite Frade, a realização do 1º Simpósio de Saúde foi a concretização de um sonho, que teve início há um ano com a revitalização do Centro de Estudos do Hospital da EPCAR. “Vê-los aqui reunidos é a certeza de que sonhos se realizam com união de forças e pessoas comprometidas com resultados. Parabenizo os palestrantes e agradeço a disponibilidade de todos os participantes e militares envolvidos na organização do evento", finalizou.

 

 

Fim do conteúdo da página