Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > AVE em pauta no Dia do Médico
Início do conteúdo da página

Evento técnico da DIRSA reuniu especialistas neste problema que afeta milhares todos os dias.

Celebrado em 18/10, o Dia do Médico foi a data em que Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) realizou a Mesa Redonda com o tema ‘Abordagem Emergencial do AVE’ (acidente vascular encefálico ou, popularmente, AVC e ‘derrame’), no Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL). Segundo dados da Organização Mundial da Saúde esta condição mata 6,2 milhões de pessoas no mundo a cada ano.

O evento foi presidido pelo Subdiretor Técnico e de Perícias Médicas da DIRSA, Brigadeiro Médico Sergio Idal Rosenberg, contando com a presença de acadêmicos e especialistas que apresentaram ferramentas e protocolos utilizados para agilizar e aumentar a assertividade no tratamento de pessoas com suspeita ou diagnosticadas com AVE, uma condição na qual o tempo de atuação pode fazer muita diferença na recuperação do paciente.

Enquanto o Professor Renato Cunha, da Brainomix e Fábio Angel, da Almm SA., apresentaram a ferramenta e recursos que serão implementados no atendimento emergencial do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), visando auxiliar e acelerar o processo de atendimento ao paciente, O Professor Doutor Gustavo de Moraes Barros, o Major Médico Orlando Maia Jr, Chefe da Neurologia do HFAG e a Capitão Médica Raissa Maria Lapa, médica do HFAG, abordaram os aspectos clínicos e experiências práticas.

“Desde maio utilizamos o Protocolo de Manchester na Emergência, para triagem dos pacientes com rapidez. Como os pacientes com AVE necessitam de pronta atenção e cada minuto pode fazer a diferença, a nova ferramenta vem para somar ao trabalho que busca o melhor atendimento ao usuário do sistema de Saúde da Aeronáutica”, destacou a Capitão Raissa.

Fim do conteúdo da página