Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HABE e HAMN no Setembro Amarelo
Início do conteúdo da página

Organizações de Saúde realizaram ações alusivas à Campanha.

Promovida pela Organização Mundial de Saúde, a Campanha Setembro Amarelo busca alertar a respeito da identificação dos sinais dados por pessoas que colocam fim na própria vida, bem como de que maneira podemos ajudar nessas circunstâncias, pois estima-se um suicídio a cada 40 segundos.


HABE realiza II Simpósio de Prevenção ao Suícidio
O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), em parceria com a Associação Paraense de Psiquiatria (APP), realizou, em 15/09, o II Simpósio de Prevenção ao Suicídio. O evento, aberto ao público militar e civil, ultrapassou a capacidade do auditório do Hospital, contando com a presença de mais de 170 pessoas.
Os ouvintes vieram de diferentes cidades do Estado, como Marapanim, Salinópolis, Abaetetuba, Parauapebas, dentre outras. Profissionais de diferentes áreas compareceram ao evento: Médicos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Professores, Pedagogos e estudantes. A inscrição foi gratuita e foi recolhido no local 1Kg de alimento não perecível, que será doado a instituições carentes de Belém.
O evento iniciou com o Psicólogo Reno Mendes conversando sobre “O Suicídio e os Meios de Comunicações”; depois a Psicóloga Marilda Couto, ex-coordenadora de Saúde Mental do Estado do Pará, palestrou sobre “A Relação entre Dependência Química e Suicídio”. O Coordenador de Residência Médica em Psiquiatria do Hospital de Clínicas Gaspar Viana, psiquiatra Fernando Nogueira, discorreu sobre “O Suicídio na Infância e Adolescência”. Encerrando o ciclo de palestras da manhã, a psicóloga Noemi Frazão, especialista em Psicologia Educacional e Gestão Escolar, abordou o tema “Saúde Mental na Escola”.
No Período da tarde, as palestras foram ministradas pela equipe médica do HABE. A Cardiologia 1º Tenente Aline Ferreira Travessa, palestrou sobre “As Interfaces entre Cardiologia e Saúde Mental”; o Psiquiatra 2º Tenente José Ângelo Barletta Crescente Júnior apresentou o tema “A depressão na Atualidade”; e finalizando o ciclo de palestra o 2º Tenente Jackson Pinheiro Gonçalves, palestrou sobre “A Importância do Primeiro Atendimento Clínico do Paciente Psiquiátrico”.

HAMN e medicina preventiva
Aderindo ao Setembro Amarelo, o Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), em parceira com o Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA),  promoveu um ciclo de palestras para as organizações militares GAP-MN, HAMN e CINDACTA IV, assim como para comunidade, representada pela Escola Estadual Brigadeiro Camarão, no período de 11 a 13 de setembro de 2017.
A palestra foi feita pela 1º Tenente Daniela Cordeiro, psicóloga, especialista em estudos da depressão, com sólida experiência em atendimento clínico nessa área. A mensagem principal da palestra é trazer ao público a conscientização sobre o tema e de que forma agir ao perceber os sinais de potenciais suicidas. Além disso, a Tenente abordou os fatores iniciais para agravamentos de quadros mentais e emocionais, que levam ao suicídio, e os mitos e verdades sobre o assunto. Segundo a Psicologa, não agir diante da identificação dos sinais apresentados é considerado omissão, portanto preparar as pessoas é de fundamental importância para evitar a perda da vida, ressaltando que as redes de apoio são essenciais para o combate deste problema.

Saiba mais sobre o Setembro Amarelo acessando www.setembroamarelo.org.br e divulgue essa ideia.

Fim do conteúdo da página