Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HABE promove CEMED em Brasília
Início do conteúdo da página

 

 

30 militares participaram do Curso de Emergências para o Médico de Dia (CEMED)

 

De 19 a 23 de junho uma equipe multidisciplinar do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) ministrou o Curso de Emergências para o Médico de Dia (CEMED) no Prédio Central do Hospital das Forças Armadas em Brasília. O curso tem o objetivo de capacitar as equipes médicas dos hospitais militares para atuarem com excelência nas emergências médicas, tendo como premissa básica o método de aprendizado de imersão.
Composto por módulos teóricos seguidos de simulação prática, aproximando-se muito de casos reais, o curso simula situações de grande estresse, com o médico submetido a todo tipo de pressão e cobrança, ainda tendo de se concentrar no paciente e agir de maneira segura, com o objetivo de estabilizá-lo, limitando o dano, e iniciar os tratamentos necessários para a sua recuperação.
Na ocasião, 30 médicos das Três Forças Armadas concluíram com êxito todas as etapas do curso, destacando-se com o primeiro lugar da turma o Guarda-Marinha Médico César Alves Filho, com a média 9,75. “O que mais me impressionou foi o cenário prático, devido à semelhança com a realidade. Nunca tive uma vivência dessas durante toda a minha vida acadêmico-profissional. Acho que todos os militares do corpo de saúde deveriam participar do CEMED”, relatou ele.
Já para a Aspirante a Oficial Médica do Exército Luciana Bandeira Onofre, oradora da turma, o CEMED foi marcante pelo aprendizado e aperfeiçoamento profissional. “Tivemos a oportunidade de crescer junto com as experiências de cada um na nossa missão diária de ajudar a salvar vidas e amenizar o sofrimento dos outros”, destacou.
Ministrado pela segunda vez na capital federal, a realização do curso visa beneficiar os Hospitais Militares da Capital Federal, hospedados e patrocinados pelo Hospital das Forças Armadas (HFA), visto que em sua primeira edição, em 2016, foi percebida sensível melhora do atendimento médico de urgência no HFA, tanto pelos pacientes, como pela equipe médica, que se sentiu mais segura e ágil nos atendimentos.
O curso foi solicitado e apoiado pela Diretoria Técnica de Ensino e Pesquisa do HFA, sob o comando do Contra-Almirante Médico José Edmílson Ferreira da Silva. A equipe do HABE estava sob o comando do Coronel Médico Laerte Lobato de Moraes,
Diretor do HABE, e da Major Médica Necy Kawamura, chefe da Seção de Capacitação e Treinamento do HABE.
O curso ainda contou com a participação do Brigadeiro Médico Eduardo Serra Negra Camerini, responsável pela criação do CEMED e atual Diretor de Saúde e Assistência social do Ministério da Defesa. O curso também teve apoio irrestrito do General de Divisão Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, Comandante Logístico do HFA e de várias organizações da Aeronáutica de Belém, Brasília e Recife.
Sobre o CEMED – O CEMED representa uma inovação nas técnicas de instrução e padronização de procedimentos médicos de emergência em ambiente militar. Criado pelo Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), em 2010, foi aprimorado pelo HABE e acrescido de novas capacitações, com sua carga horária expandida.
As instruções são acompanhadas pela equipe de enfermagem que prestam todo tipo de apoio, aproximando-se o máximo da realidade. São abordados temas de Emergência nas áreas Cirúrgica, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Obstetrícia e Pediatria. Este ano, inovando mais uma vez, foram incluídos os módulos de Emergências em Psiquiatria e Psicologia.

Fonte: SCSO HABE | Saiba mais em: www.habe.intraer

Fim do conteúdo da página