Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMAR 2 promove ACISO em Macaparana (PE)
Início do conteúdo da página

Cerca de 600 pessoas, entre alunos, professores e funcionários da instituição de ensino, foram atendidas

O Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), localizado em Recife (PE), realizou na última sexta-feira (02/06) uma Ação Cívico-Social (ACISO) na Escola Estadual Brigadeiro Eduardo Gomes, que leva o mesmo nome do Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), na cidade de Macaparana, no agreste do estado. A atividade contou com a parceira da Odontoclínica de Aeronáutica, do Hospital de Aeronáutica, do Grupamento de Apoio e do COMAR, todos localizados na capital pernambucana. Os militares se deslocaram à cidade, para atender cerca de 600 pessoas entre alunos, professores e funcionários da instituição de ensino.

Também foram realizados atendimentos individuais nas áreas de clínica médica, ginecologia e nutrição e em grupos focais com orientações nutricionais e educação sexual. "Para mim foi maravilhoso porque não temos médicos disponíveis na cidade. Foi a oportunidade que tive de ser atendido e tirar algumas dúvidas”, ressaltou o aluno do 8º ano, Janilton Sefarim. Já as psicólogas da FAB deram palestras sobre “Motivação e autoestima”, “Violência infanto-juvenil” e “Prevenção ao uso e à dependência de drogas”.
A Banda de Música fez uma apresentação para as crianças e os adolescentes. Além disso, o Museu de Aeronáutica de Recife levou uma parte do seu acervo para exposição, distribuiu revistas e materiais institucionais, mostrou um pouco da história da FAB e divulgou as formas de ingresso na instituição.
Foram oferecidos atendimentos odontológicos nas áreas de dentística e cirurgia, além de prevenção por meio do “escovódromo", com a distribuição de kits com escova e creme dental e orientação quanto à importância da higiene bucal. "Evento muito bom, primeira vez que participo e não tinha conhecimento nem orientações da importância de higiene bucal. Eu adorei e espero que a Força Aérea possa vir mais vezes", ressaltou a aluna do 7º ano, Maria Gabriela da Silva, que participou do escovódromo.

A cerimônia de abertura da ACISO foi presidida pelo Comandante do II Grupo focal com nutricionista da FABCOMAR, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar. Na oportunidade, o oficial-general destacou aos alunos a importância do estudo, bem como do comprometimento com os deveres cívicos e escolares, a fim de construírem uma sociedade produtiva, empenhada com o bem comum.

Também estiveram presentes o Prefeito de Macaparana, Maviael Cavalvanti; o Deputado Estadual Antônio Moraes; o Presidente da Câmara dos Vereadores de Macaparana, José Ivaldo; a Secretária Municipal de Educação de Macaparana, Lindiane Sarinho; e a atual gestora da escola, Janaíse Faustino.

Fim do conteúdo da página