Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Sessão Científica discute Endoscopia Digestiva
Início do conteúdo da página

Protocolo do procedimento foi tratado pelos profissionais do HABE

No início de maio (03), no Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), foi realizada a 35ª edição da Quarta Científica, evento realizado mensalmente para todo o efetivo e que, nesta edição, tratou sobre Endoscopia Digestiva, um importante exame para os pacientes com diversos sintomas digestivos, como dor, sangramento, vômitos e náusea, e que também permite a realização de biopsia das mucosas.
O encontro começou com a palestra do 1º Ten Med Aldo, que abordou o protocolo de atendimento para os pacientes que realizam Endoscopia Digestiva Alta e Colonoscopia, seguido pela a 1º Ten Med Ainda, que esclareceu sobre Hemorragia associada a condições do aparelho digestivo; atenção às condutas nos pacientes com risco hemorrágico desde o atendimento no pronto socorro, para evitar complicações, assim como a utilização dos últimos avanços no combate a doença.
Finalizando o evento, o 2º Ten Med Rômulo Veras falou sobre a retirada de Corpos Estranhos por meio de procedimentos endoscópicos. A ingestão acidental de objetos, como peças de brinquedos, pilhas e moedas é bastante comum por crianças e necessita de abordagem emergencial, ou não, dependendo do material ingerido e de sua localização.
A equipe do HABE realiza os procedimentos de Endoscopia e Colonoscopia através de indicação médica com marcação pelo SAME. Pacientes com condições especiais devem realizar avaliação anestésica e cardiológica para os procedimentos de endoscópicos.

Saiba mais: www.habe.intraer

Fim do conteúdo da página