Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campanha de Assistência em Saúde Bucal no RJ
Início do conteúdo da página

Posto Avançado da Barra da Tijuca (PABT) recebeu a estrutura.

 

No dia 27/04, o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) realizou a Campanha de Assistência Básica em Saúde Bucal no Posto Avançado da Barra da Tijuca (PABT), que fica próximo à Vila Residencial da Barra da Tijuca e a uma escola local.
O objetivo da Campanha é divulgar conhecimento e esclarecer ao usuário do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU) que os cuidados com a higiene oral podem contribuir também para a melhoria do estado geral de saúde. Para isso, antes de passar para a escovação propriamente dita, o público foi avaliado e orientado pela equipe de três oficiais dentistas e uma auxiliar de saúde bucal quanto à presença de placa bacteriana e sobre a técnica correta de escovação dentária.
Segundo a coordenadora e Chefe do PABT, Major Dentista Monica Dal Pian Nobre “As Campanhas de Promoção de Saúde Bucal são importantes, pois priorizam a prevenção das doenças em detrimento das atividades curativas e restauradoras. Infelizmente, a maioria dos indivíduos possui pouco acesso à informação e ainda procuram os serviços somente quando estão doentes.”.
A campanha foi dirigida tanto ao público infantil quanto aos adultos e idosos. “A atenção básica dirigida às crianças e a promoção de saúde bucal dos adultos e idosos são formas de oferecer o cuidado integral ao usuário. Atualmente, a odontologia integral surge como uma alternativa à antiga concepção curativa da odontologia, propiciando maior eficácia dos métodos preventivos conjugados,” explicou a Major.
Para o estudante Tiago Tude (7), “Hoje eu aprendi que a gente tem que escovar bem todos os dentes por dentro e por fora, porque esses bichinhos pretinhos da cárie pode até dar dor no dente”.
“Sem dúvidas, é preciso redirecionar a concepção de saúde bucal centrada somente na assistência aos doentes, articulando a promoção e a prevenção com o tratamento e a recuperação da saúde”, concluiu a coordenadora.

Fim do conteúdo da página