Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HABE discute o tema Prevenção ao Suicídio
Início do conteúdo da página

Aproveitando o Setembro Amarelo, hospital realiza Simpósio.

 

Com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção, o Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) realizou nesta sexta, 30, o I Simpósio sobre Prevenção do Suicídio. O evento fez parte do calendário de programações da campanha Setembro Amarelo, realizada no mundo todo.

Na ocasião, estiveram presentes cerca de 120 profissionais da saúde de instituições como a Aeronáutica, Marinha, Exército, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Eles tiveram a oportunidade de assistir palestras e trocar experiências sobre o assunto. Os temas abordaram as temáticas que levam às causas do suicídio, formas de prevenção e conscientização de que o suicídio deve ser tratado como uma questão de saúde pública.

“Quem tenta suicídio pede ajuda, ao contrário do que diz o mito” afirmou João Pereira Paixão, coordenador geral do Centro de Valorização da Vida (CVV Belém) e um dos palestrantes. “Observamos que, entre as causas que levam para o ato em si, estão a falta de habilidade de enfrentar questões comuns, como problemas na família que não são discutidos, problemas para enfrentar emoções desconhecidas, perdas, ansiedades e frustrações emocionais, sexuais e profissionais”, completou João. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a 2ª maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos e a 15ª maior causa de morte do mundo.

O psiquiatra Kleber Roberto Oliveira, do Hospital de Clínicas Gaspar Viana, também participou como palestrante e parabenizou a realização do evento. “Devemos desmistificar que não devemos falar de suicídio; podemos evitar novos casos, mas para isso, é necessário entender como reconhecer e intervir antes que o ato aconteça”, explicou.

Para o Diretor do HABE, Coronel Médico Laerte Lobato de Moraes, a aceitação do público com a programação realizada mostra a importância do tema. “O mês de setembro chama a atenção, mas é preciso ressaltar que devemos dar continuidade a esse trabalho ao longo de todo o ano”, ressaltou. “As pessoas precisam entender que os problemas estão, na maioria das vezes, ao nosso lado e que eles podem ser facilmente resolvidos apenas com mais compreensão e dedicação ao próximo”, destacou. O evento finalizou a programação realizada em todas as Organizações Militares da Aeronáutica em Belém durante o mês de setembro.

Sobre o Setembro Amarelo – A campanha Setembro Amarelo é uma campanha mundial de conscientização sobre a prevenção do suicídio realizada desde 2014. Durante todo o mês de setembro, são realizadas várias ações sobre o tema com ampla divulgação de informações, e locais públicos e particulares têm suas fachadas iluminadas com a cor amarela, para chamar a atenção sobre o tema.

Segundo estimativa da OMS, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. No Brasil, são aproximadamente 12 mil casos por ano, o que dá uma média de 32 suicídios por dia. Para a OMS, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.

Mais informações: www.habe.intraer / www.fab.mil.br/habe

Fonte: ACS HABE e I COMAR

Fim do conteúdo da página