Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Palestra: Zika vírus - Plano de Enfrentamento Nacional à Microcefalia
Início do conteúdo da página

 

O Núcleo do Hospital de Força Aérea de São Paulo (NuHFASP), visando esclarecer e capacitar os profissionais de saúde a fim de melhor atender os usuários, promoveu no dia 11/01/2016 (segunda-feira), a palestra: “Zika vírus – Plano de Enfrentamento Nacional à Microcefalia”, apresentada ao efetivo do NuHFASP pela Capitão Médica Maria Isabela Bloise Alves Caldas Sawada, especialista em ginecologia e obstetrícia.

A infecção pelo vírus Zika tem sido associada ao aumento do número de casos de microcefalia em fetos e recém-nascidos de mulheres infectadas durante a gestação. A maioria dos casos notificados vem ocorrendo na região Nordeste, porém a circulação do vírus também foi identificada em municípios de São Paulo, conforme informação do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo (CVE/SES – SP). “As gestantes que apresentarem manchas vermelhas pelo corpo, vermelhidão nos olhos ou dor nas juntas devem comparecer ao pré-natal a fim de serem examinadas e orientadas quanto aos exames pertinentes”, explicou a Capitão Médica Isabela Caldas. O uso de repelentes e de roupas de mangas compridas são medidas aconselháveis, além do acompanhamento regular no pré-natal. O combate ao mosquito transmissor da Zika também deve ser intensificado, evitando assim a propagação da epidemia no Estado de São Paulo.
O “Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia” foi instituído pelo governo federal e apresenta as definições de casos suspeitos, o fluxograma de atendimento destes casos e orientações para notificação junto às autoridades sanitárias locais, bem como outras providências a serem tomadas pelos profissionais de saúde envolvidos.
Fonte: SCOM NuHFASP

Fim do conteúdo da página