Pergunta frequente

O que são Letras de Crédito?

                 As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) são papéis de renda fixa lastreados em créditos imobiliários garantidos por hipotecas ou por alienação fiduciária de um bem imóvel e que dão aos seus tomadores direito de crédito pelo valor nominal, juros e atualização monetária, se for o caso. As instituições financeiras autorizadas a emitirem LCIs usam parte de suas carteiras de créditos imobiliários como garantia para uma aplicação que pode ser oferecida a seus clientes. Os recursos aplicados, por sua vez, são direcionados para financiamentos habitacionais.

               As Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são um investimento de renda fixa em que os recursos são destinados ao fomento do agronegócio. Assim, a LCA é um título de crédito nominativo, de livre negociação, representativo de promessa de pagamento em dinheiro emitido com base em lastro em recebíveis originados de negócios entre produtores rurais, ou suas cooperativas, e terceiros, inclusive financiamentos ou empréstimos relacionados com a produção, comercialização, beneficiamento ou industrialização de produtos ou insumos agropecuários ou de máquinas e implementos utilizados na produção agropecuária.

 

            Entre as vantagens das Letras de Créditos, a isenção de imposto de renda (IR) sobre os rendimentos para pessoas físicas e isenção de imposto sobre operações financeiras (IOF) tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas são as principais. Ainda, por conta da isenção do IR e IOF, apresenta rentabilidade superior à maioria das aplicações de renda fixa. As LC possuem garantia pelo FGC.

            Sobre as desvantagens, o investimento em Letra de Crédito pode estabelecer um período de aplicação mais longo, ao contrário das aplicações de renda fixa com liquidez diária. Ainda, as aplicações destinam-se a investidores com maior capital inicial, variando entre R$ 5 mil a R$ 30 mil.