Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Dando continuidade ao PFV, DIRAP realiza palestra sobre Patriotismo e Cidadania
Início do conteúdo da página

Foi realizada no dia 20 de Agosto, no auditório do CCA-RJ, uma apresentação ao efetivo da DIRAP, pelo Ten Cel Av Ivaldeci Hipólito de Medeiros Neto, Comandante do 3º/8º GAV, sobre os valores: Patriotismo e Cidadania.

No início da apresentação foram mostradas algumas imagens da operação apoiada pelo 3º/8º GAV nas buscas por desaparecidos após o rompimento da barragem de Brumadinho (MG), em 25 de janeiro, deste ano. O esquadrão teve como base de apoio o PAMA-LS e ficou responsável por prestar apoio à equipe em solo. O palestrante destacou o exemplo, a dedicação e a perseverança da equipe de bombeiros que trabalhou incansavelmente ante um cenário inicial de 305 desaparecidos e 58 mortos. Até hoje uma equipe ainda está no local em busca de 22 desaparecidos.

Aproveitando o gancho das ações realizadas pelos bombeiros durante a missão, o palestrante discorreu sobre o valor Patriotismo, que é o amor das pessoas pelo País em que nascem, ao qual se prendem pelos sentimentos mais íntimos e profundo que possuem, é ainda traduzido pelo compromisso permanente de fidelidade à Pátria, em quaisquer circunstâncias. Destacou também a promessa que todo militar um dia fez, “defender a Pátria com o sacrifício da própria vida”.

Em seguida o palestrante apresentou a etimologia da palavra Cidadania, valor complementar do PFV, que vem do latim civitas, cidade, tal como cidadão, ela estabelece um estatuto de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade politicamente articulada, um País, e que lhe atribui um conjunto de direitos e obrigações, sob vigilância de uma Constituição, sendo assim, ser cidadão é ter direitos e deveres e ser reconhecido como um membro pleno e igual, em uma sociedade.

Destacou ainda que o cidadão militar é diferenciado na sociedade, na medida em que detém autoridade para decidir empregar a força, e ainda tem a responsabilidade de zelar pela imagem da instituição, através de seus comportamentos e atitudes, pois as Forças Armadas, ante a Sociedade, detém a maior credibilidade, entre as instituições federais.

Discorreu ainda sobre algumas pequenas atitudes que podemos realizar no nosso dia-a-dia e as ações de cidadania que a FAB realiza em todo País. Destacou também a importância dos militares da DIRAP, que tomam conta de todos os militares e civis, e que para que a missão lá na ponta seja cumprida com êxito, toda a engrenagem precisa rodar, pois “a FAB somos nós, e de alguma maneira estamos a bordo de alguma aeronave dando apoio a quem mais necessita”.

 Assista na íntegra a palestra

 

O Programa de Fortalecimento de Valores (PFV) tem por motivação a abordagem sistêmica, visando definir o caráter e os valores morais de novas gerações de oficiais e graduados que, com o tempo, transformar-se-ão em multiplicadores das ideias abordadas.

Fim do conteúdo da página