Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página
A DIRAP/SDIP comunica ao efetivo que foram promovidas reuniões com os representantes da entidade credenciada QUALIVIDA e da UNIMED-RIO, com o propósito de obter-se um baixo percentual de reajuste dos Planos de Saúde da UNIMED-RIO. Sendo assim, ao final dos trabalhos, foi apresentado pelos representantes o reajuste anual no percentual de 6,51%, o qual será aplicado a partir do mês de novembro do ano corrente (contracheque de outubro).
Além disso, informa também que a tabela de valores atualizada encontra-se disponível nos seguintes endereços eletrônicos (intraer e internet)

Dando continuidade ao ciclo de palestras sobre o Programa de Valorização dos Graduados, na Guarnição de Aeronáutica do Galeão, o Graduado-Master da GUARNAE-GL Suboficial BET Eratostenes Amstrong Paulino de Souza palestrou às praças do CEMAL, em 13 de agosto.

As duas vertentes do Programa foram apresentadas: Capacitação Continuada e Projeto Graduado-Master, pelo SO Amstrong que falou sobre a importância da gestão do conhecimento e de processos, e do trabalho em equipe, visando a alcançar uma organização de alto desempenho, com abordagem mais ampla, esmerada e rigorosa.

O Programa de Educação Continuada dos Graduados e a criação da função de Graduado-Master fazem parte do escopo para o alcance dos objetivos traçados na Concepção Estratégica “Força Aérea 100”. Dentro desse planejamento, segundo o palestrante, “observou-se a necessidade de uma maior conscientização do círculo de praças a respeito de questões relativas à disciplina, moral, carreira, motivação e à capacitação técnica”, destacou.

A Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP) realizou, no dia 16 de agosto, Exercício de Campanha para todo o efetivo, nas dependências do Parque de Material Bélico do Rio de Janeiro (PAMB-RJ). Cerca de 350 militares participaram da marcha de oito quilômetros e das oficinas de instrução relativas ao serviço de guarda e segurança da OM.

Dentre os objetivos do treinamento, os mais importantes foram relembrar conhecimentos e proporcionar ao efetivo uma atividade tipicamente militar, segundo explicou o Coordenador e Subdiretor de Serviço Militar da DIRAP, Coronel Infantaria Almir Pinto de Lima: “Nosso planejamento foi elaborado para apresentar alguns procedimentos de segurança voltados a quem tira serviço de guarda e segurança, para fins de saberem como proceder em algumas situações inopinadas. E também reviver um momento para podermos destacar o militarismo, disciplina e vibração da tropa”.

— “Tenho convicção de que saímos dessa marcha com o moral mais elevado e muito mais preparados para lidar com possíveis eventualidades no serviço, de maneira mais segura para nossas vidas, companheiros e instalações”, relatou o Cabo Jonathan Lopes de Albuquerque Murucci, destacando o espírito de corpo entre o efetivo como um dos pontos altos do exercício. “Ficamos lado a lado, zelando para que todos chegassem bem até o fim da atividade”, disse o Cabo Murucci. O saldo final foi de apenas uma baixa de uma militar com dores no joelho.

 Outro ponto destacável foi o trabalho da Intendência com eficiente planejamento operacional da logística de apoio ao homem, atuando para suprir todas as demandas e necessidades, antecipando-se para que o objetivo de adestramento da tropa fosse alcançado com sucesso. “Todos os horários foram cumpridos conforme planejamento divulgado ao efetivo e houve suporte em todos os momentos, desde o café da manhã, até o retorno de todos os militares à DIRAP”, ressaltou a Coordenadora de Logística do Exercício de Campanha, Capitão Intendente Thaís de Jesus Pires de Souza.

Durante toda a marcha, os militares, divididos em 15 grupamentos entoaram canções militares e gritos de guerra. “Gostei muito do exercício, foi importante para relembrarmos os valores militares e para promover a integração do efetivo”, avaliou a 1º Tenente QOAP Serviço Social, Rúbia de Kássia Alexandre Silva.

 

O Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, destacou o adequado planejamento para que tudo ocorresse conforme previsto, além da vibração e participação ativa da tropa. “Hoje, nós vivenciamos momentos que conhecemos em nossa época de alunos e obtivemos êxito na missão.Esta é uma atividade que consta do nosso PTA e foi importante para sairmos da rotina administrativa”, comentou o Diretor que, visto o sucesso do exercício, já vislumbra novas atividades operacionais: “Até o final deste ano teremos mais uma marcha, desta vez com acampamento”, anunciou.

O Exercício de Campanha da DIRAP teve o apoio da ALA 11 com o Grupo de Segurança e Defesa do Galeão (GSD-GL) no policiamento, na segurança e nos apoios ao deslocamento em caminhões tropa, de Equipe de Instrução para as oficinas e de material de campanha; a DIRSA com apoio médico e de ambulância, e o Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC), juntamente com elementos dos Grupamentos de Apoio da área do Rio de Janeiro, com alimentação, sanitários e estrutura de barraca de campanha para as oficinas.

 


O Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileira (SICEAB) foi tema da palestra ministrada pelo Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), na sexta-feira (23 de novembro), ocasião em que foram encerradas as comemorações pelo Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. O evento reuniu uma plateia com cerca de 30 pessoas entre oficiais generais da área Rio de Janeiro e comerciantes associados à ACRJ.

A abertura do evento foi realizada pela presidente da ACRJ, senhora Angela Costa, que destacou a importância da homenagem à Força Aérea. “É uma honra prestar essa homenagem à FAB e, mais ainda, conhecer seus projetos e atividades para a proteção do país”, discursou. Já o coordenador do Mês da Asa no Rio de Janeiro e Diretor de Administração do Pessoal (DIRAP), Major Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, citou alguns projetos da FAB ainda pouco conhecidos pelo público: “Realizamos transporte de órgãos, de urnas eletrônicas para localidades de difícil acesso, construímos junto com o Exército pistas de pouso e também participamos do Projeto Rondon”, enumerou.
 
Em sua apresentação, o Brigadeiro Bertolino citou a Campanha Institucional Dimensão 22 apresentando assim a área de atuação da FAB. Citou a avaliação positiva da segurança aérea brasileira: “O Brasil é o segundo país mais bem avaliado em navegação aérea e o quarto em segurança operacional da aviação”, destacou, além de informar que o país é o que mais possui radares em todo o mundo, no total são 170.

Além de informações sobre o SICEAB, o oficial general citou o apoio prestado pela FAB a outros países, como a participação na implantação do sistema de controle do espaço aéreo da Bolívia, os cursos realizados no DECEA por controladores de voo do Paraguai e Uruguai. “Fomos convidados para gerenciar e regular o fluxo de navegação aérea em Buenos Aires durante os dias da reunião de cúpula do G-20, que acontece no próximo fim de semana”, contou.

Estiveram presentes o Vice-Diretor do DECEA, Major Brigadeiro do Ar Leônidas de Araújo Medeiros Junior; o Diretor do Hospital Central da Aeronáutica, Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky; e comerciantes fluminenses.

Foi realizada no dia 20 de Agosto, no auditório do CCA-RJ, uma apresentação ao efetivo da DIRAP, pelo Ten Cel Av Ivaldeci Hipólito de Medeiros Neto, Comandante do 3º/8º GAV, sobre os valores: Patriotismo e Cidadania.

No início da apresentação foram mostradas algumas imagens da operação apoiada pelo 3º/8º GAV nas buscas por desaparecidos após o rompimento da barragem de Brumadinho (MG), em 25 de janeiro, deste ano. O esquadrão teve como base de apoio o PAMA-LS e ficou responsável por prestar apoio à equipe em solo. O palestrante destacou o exemplo, a dedicação e a perseverança da equipe de bombeiros que trabalhou incansavelmente ante um cenário inicial de 305 desaparecidos e 58 mortos. Até hoje uma equipe ainda está no local em busca de 22 desaparecidos.

Aproveitando o gancho das ações realizadas pelos bombeiros durante a missão, o palestrante discorreu sobre o valor Patriotismo, que é o amor das pessoas pelo País em que nascem, ao qual se prendem pelos sentimentos mais íntimos e profundo que possuem, é ainda traduzido pelo compromisso permanente de fidelidade à Pátria, em quaisquer circunstâncias. Destacou também a promessa que todo militar um dia fez, “defender a Pátria com o sacrifício da própria vida”.

Em seguida o palestrante apresentou a etimologia da palavra Cidadania, valor complementar do PFV, que vem do latim civitas, cidade, tal como cidadão, ela estabelece um estatuto de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade politicamente articulada, um País, e que lhe atribui um conjunto de direitos e obrigações, sob vigilância de uma Constituição, sendo assim, ser cidadão é ter direitos e deveres e ser reconhecido como um membro pleno e igual, em uma sociedade.

Destacou ainda que o cidadão militar é diferenciado na sociedade, na medida em que detém autoridade para decidir empregar a força, e ainda tem a responsabilidade de zelar pela imagem da instituição, através de seus comportamentos e atitudes, pois as Forças Armadas, ante a Sociedade, detém a maior credibilidade, entre as instituições federais.

Discorreu ainda sobre algumas pequenas atitudes que podemos realizar no nosso dia-a-dia e as ações de cidadania que a FAB realiza em todo País. Destacou também a importância dos militares da DIRAP, que tomam conta de todos os militares e civis, e que para que a missão lá na ponta seja cumprida com êxito, toda a engrenagem precisa rodar, pois “a FAB somos nós, e de alguma maneira estamos a bordo de alguma aeronave dando apoio a quem mais necessita”.

 Assista na íntegra a palestra

 

O Programa de Fortalecimento de Valores (PFV) tem por motivação a abordagem sistêmica, visando definir o caráter e os valores morais de novas gerações de oficiais e graduados que, com o tempo, transformar-se-ão em multiplicadores das ideias abordadas.

A Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP), localizada no Rio de Janeiro (RJ), celebrou, nessa segunda-feira (03/12), em sua nova sede, na Ponta do Galeão, Ilha do Governador, seu 77º aniversário de criação. A solenidade militar foi presidida pelo Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, e contou com a presença de Oficiais-Generais da ativa e da reserva, Comandantes, Chefes e Diretores de Unidades locais, além de convidados civis e militares.

Durante a cerimônia foram homenageados com uma placa de agradecimento os Graduados e Servidor Civil Padrão do ano de 2018.

Também foram agraciados 60 militares do efetivo da DIRAP, 04 militares do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica do Rio de Janeiro (SEREP-RJ) e 02 militares da Caixa de Financiamento Imobiliário da Aeronáutica (CFIAE) com as Medalhas Militares de Ouro, Prata e Bronze como forma de reconhecimento pelos 30, 20 e 10 anos de bons serviços prestados à Força Aérea Brasileira (FAB).

Em sua Ordem do Dia, o Diretor da DIRAP, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, explicitou as novas missões da Unidade com a reestruturação e a extinção do III COMAR, e ressaltou: “os desafios têm sido muitos, de diferentes naturezas, porém estamos vencendo todos com êxito, por termos o empenho e o profissionalismo de uma equipe coesa formada por nossos militares e servidores civis. Somos 700 pessoas trabalhando para setenta mil militares da ativa e cem mil inativos e pensionistas. Trabalhamos hoje com os olhos voltados para o Amanhã!”

Em comemoração ao Mês da Asa, no dia 07 de novembro, o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL) ofereceu uma homenagem à Força Aérea Brasileira.

O Presidente do CDL Rio, senhor Aldo Carlos de Moura Gonçalves, citou Santos Dumont e seu feito para a aviação no mundo, também da coincidência dos meses festivos, pois, também em outubro a instituição completa 63 anos de fundação, bem como a sua importância para a sociedade ”foi aqui que criamos o Serviço de Proteção ao Crédito, comumente conhecido como SPC, o resultado foi tão positivo que foi inspiração para empresas estrangeiras como a Serasa Experian.” Há 48 anos o CDL-Rio faz questão de homenagear a FAB pelos serviços prestados ao povo “É impensável um Brasil Forte, sem uma Aeronáutica ativa, competente e engajada na defesa do espaço aéreo brasileiro”.

Após o almoço, houve uma troca de brindes entre CDL e Aeronáutica e o Major- Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, Diretor de Administração do Pessoal, em representação à FAB, encerrou o evento agradecendo ao CDL pela homenagem, além de citar sua importância da prestação de serviço à sociedade. “É costume nos Países Democráticos, censurar os gastos feitos com armamentos como conflitantes, com as exigências do Serviço Social. Existe uma tendência a esquecer que o mais importante serviço social que um Governo pode prestar ao seu povo é mantê-lo vivo e em liberdade.”, citou.

Fim do conteúdo da página