Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

A Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP), localizada no Rio de Janeiro (RJ), celebrou, nessa segunda-feira (03/12), em sua nova sede, na Ponta do Galeão, Ilha do Governador, seu 77º aniversário de criação. A solenidade militar foi presidida pelo Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, e contou com a presença de Oficiais-Generais da ativa e da reserva, Comandantes, Chefes e Diretores de Unidades locais, além de convidados civis e militares.

Durante a cerimônia foram homenageados com uma placa de agradecimento os Graduados e Servidor Civil Padrão do ano de 2018.

Também foram agraciados 60 militares do efetivo da DIRAP, 04 militares do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica do Rio de Janeiro (SEREP-RJ) e 02 militares da Caixa de Financiamento Imobiliário da Aeronáutica (CFIAE) com as Medalhas Militares de Ouro, Prata e Bronze como forma de reconhecimento pelos 30, 20 e 10 anos de bons serviços prestados à Força Aérea Brasileira (FAB).

Em sua Ordem do Dia, o Diretor da DIRAP, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, explicitou as novas missões da Unidade com a reestruturação e a extinção do III COMAR, e ressaltou: “os desafios têm sido muitos, de diferentes naturezas, porém estamos vencendo todos com êxito, por termos o empenho e o profissionalismo de uma equipe coesa formada por nossos militares e servidores civis. Somos 700 pessoas trabalhando para setenta mil militares da ativa e cem mil inativos e pensionistas. Trabalhamos hoje com os olhos voltados para o Amanhã!”


O Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileira (SICEAB) foi tema da palestra ministrada pelo Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), na sexta-feira (23 de novembro), ocasião em que foram encerradas as comemorações pelo Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. O evento reuniu uma plateia com cerca de 30 pessoas entre oficiais generais da área Rio de Janeiro e comerciantes associados à ACRJ.

A abertura do evento foi realizada pela presidente da ACRJ, senhora Angela Costa, que destacou a importância da homenagem à Força Aérea. “É uma honra prestar essa homenagem à FAB e, mais ainda, conhecer seus projetos e atividades para a proteção do país”, discursou. Já o coordenador do Mês da Asa no Rio de Janeiro e Diretor de Administração do Pessoal (DIRAP), Major Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, citou alguns projetos da FAB ainda pouco conhecidos pelo público: “Realizamos transporte de órgãos, de urnas eletrônicas para localidades de difícil acesso, construímos junto com o Exército pistas de pouso e também participamos do Projeto Rondon”, enumerou.
 
Em sua apresentação, o Brigadeiro Bertolino citou a Campanha Institucional Dimensão 22 apresentando assim a área de atuação da FAB. Citou a avaliação positiva da segurança aérea brasileira: “O Brasil é o segundo país mais bem avaliado em navegação aérea e o quarto em segurança operacional da aviação”, destacou, além de informar que o país é o que mais possui radares em todo o mundo, no total são 170.

Além de informações sobre o SICEAB, o oficial general citou o apoio prestado pela FAB a outros países, como a participação na implantação do sistema de controle do espaço aéreo da Bolívia, os cursos realizados no DECEA por controladores de voo do Paraguai e Uruguai. “Fomos convidados para gerenciar e regular o fluxo de navegação aérea em Buenos Aires durante os dias da reunião de cúpula do G-20, que acontece no próximo fim de semana”, contou.

Estiveram presentes o Vice-Diretor do DECEA, Major Brigadeiro do Ar Leônidas de Araújo Medeiros Junior; o Diretor do Hospital Central da Aeronáutica, Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky; e comerciantes fluminenses.

Em comemoração ao Mês da Asa, no dia 07 de novembro, o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL) ofereceu uma homenagem à Força Aérea Brasileira.

O Presidente do CDL Rio, senhor Aldo Carlos de Moura Gonçalves, citou Santos Dumont e seu feito para a aviação no mundo, também da coincidência dos meses festivos, pois, também em outubro a instituição completa 63 anos de fundação, bem como a sua importância para a sociedade ”foi aqui que criamos o Serviço de Proteção ao Crédito, comumente conhecido como SPC, o resultado foi tão positivo que foi inspiração para empresas estrangeiras como a Serasa Experian.” Há 48 anos o CDL-Rio faz questão de homenagear a FAB pelos serviços prestados ao povo “É impensável um Brasil Forte, sem uma Aeronáutica ativa, competente e engajada na defesa do espaço aéreo brasileiro”.

Após o almoço, houve uma troca de brindes entre CDL e Aeronáutica e o Major- Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, Diretor de Administração do Pessoal, em representação à FAB, encerrou o evento agradecendo ao CDL pela homenagem, além de citar sua importância da prestação de serviço à sociedade. “É costume nos Países Democráticos, censurar os gastos feitos com armamentos como conflitantes, com as exigências do Serviço Social. Existe uma tendência a esquecer que o mais importante serviço social que um Governo pode prestar ao seu povo é mantê-lo vivo e em liberdade.”, citou.

Fim do conteúdo da página