Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Padroeiro
Início do conteúdo da página

Padroeiro da Intendência

SÃO CÂNDIDO


A história de Cândido, Intendente-Mor da Legião Tebana, uma das muitas de que era composto o Exército Romano, remonta o ano de 286 da era Cristã.

Naquele ano, quando o Exército Romano, liderado pelo Imperador Maximiliano, dirigia-se à região das Gálias para sufocar uma revolta, deu-se o fato que veio a imortalizar Cândido e outros mártires.

Ao acamparem na região de Octodurum, no Alto Ródano, próximo ao lado de Genebra, para dar repouso à troca e reajustarem o dispositivo do exército, Maximiliano observou que uma de suas Legiões se distanciara do restante da tropa: era a Legião Tebana, que, pelo seu recrutamento e catequese, era inteiramente formada por soldados cristãos e, como tais, não participavam dos rituais pagãos, comuns ao restante da tropa.

Irritado com a atitude da Legião, Maximiliano ordenou ao restante da tropa que, se a Legião Tebana não se juntasse aos demais para a prática dos rituais pagãos, fosse executada.

Ao tomar ciência da ordem de Maximiliano, Maurício, seu Comandante, falando em nome de todos os componentes, respondeu: “Somos fiéis a César pelo dever militar, mas não negaremos a Deus o que é de Deus”! Dito isto, os legionários abateram seus escudos e lanças, em sinal de obediência e de aceitação do castigo.

Maximiliano ordenou às demais Legiões que, compunham o seu exército que lanceassem e degolassem todos os membros da Legião Tebana.

Em meio à chacina que teve ali o seu lugar, pereceu Cândido, o Intendente-Mor que, não apenas por sua morte de martírio, como também por sua vida de soldado probo, dedicada ao trabalho e vivida no espírito cristão do estrito cumprimento do dever de fidelidade a Deus, foi mais tarde santificado.

A data em que se reverencia a memória de São Candido é o dia 22 de setembro.

Fim do conteúdo da página