Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CAMPO DE PROVAS BRIGADEIRO VELLOSO RECEBE VISITA DOS ÍNDIOS KAYAPÓS
Início do conteúdo da página

A Área de Exercícios do Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), localizada na Serra do Cachimbo (PA), recebeu, na última segunda-feira (25/06), a visita dos índios Kayapós/Mekrãgnoti das aldeias Baú, Kamaú, Krambore, Krimey, Kubemkokre e Pukanú, além dos membros do Instituto Kabu, representados pelo Coordenador Geral do Instituto, Sr. Junio Esllei Martins de Oliveira.

O Instituto Kabu é uma ONG criada visando o apoio aos Kayapó/Mekrãgnoti e representa 11 aldeias, distribuídas por duas Terras Indígenas - Baú e Mekrãgnotire - no sul do estado do Pará. Possuem estreito contato com o IBAMA e autoridades da região para assuntos concernentes aos indígenas sob a atenção da ONG.

Ao chegarem ao CPBV, o grupo assistiu a uma apresentação do Diretor do CPBV, Sr. Ten Cel Av André Mauricio Schneider sobre o papel da FAB e do CPBV para o Brasil, além das características peculiares do Campo de Provas Brigadeiro Velloso.

Em seguida, o Diretor do CPBV acompanhou o grupo em uma visitação por alguns pontos da OM, onde os índios puderam conhecer as instalações da PCH (usina hidrelétrica), aeronaves estacionadas (H-60 e A-29), equipamentos militares e um pouco da rotina do efetivo.

No encerramento da visita, o Ten Cel Schneider realizou a entrega de uma lembrança ao Cacique Kadjure Kayapó, da aldeia Krimey, o “mais antigo” dentre os índios presentes.

 

 

Fim do conteúdo da página