Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Slideshow > UFMT, EM PARCERIA COM O CPBV, REALIZA SOLTURA DE MACACOS-PREGO NA SERRA DO CACHIMBO
Início do conteúdo da página

UFMT, EM PARCERIA COM O CPBV, REALIZA SOLTURA DE MACACOS-PREGO NA SERRA DO CACHIMBO

Um cantinho de mata amazônica preservada é um cenário ideal de liberdade.

Pelo menos para uma família de oito macacos-prego (Cebus apella) que foram soltos no último dia 30, pela Associação de Reabilitação e Reintrodução de Animais Silvestre (ARRAS), na área do Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), na Serra do Cachimbo. A operação foi coordenada pela equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso, em parceria com CPBV, que proporcionou todo o apoio logístico e de segurança.

De acordo com a zootecnista, Dra. Paula Andrade Moreira, coordenadora do projeto, são poucos os lugares para a soltura de animais que estão longe de cidades. Por este motivo, o CPBV acaba tendo a preferência da ARRAS neste tipo de ação.

Após a reintrodução dos animais na área escolhida, eles foram monitorados durante 3 dias. A pesquisa prevê um período de estudo que avaliará o sucesso quanto à adaptabilidade dos macacos-prego na área de soltura. “Iremos monitorar por seis meses o local e observar se os primatas estão conseguindo alimentação, como interagem entre eles e se conseguirão conviver com outros grupos de macacos-prego da região”, disse a Dra. Paula.

Fim do conteúdo da página