Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CPBV APOIA OPERAÇÃO “SERRA DO CACHIMBO” – PROJETO RONDON/2017
Início do conteúdo da página

CPBV APOIA OPERAÇÃO “SERRA DO CACHIMBO” – PROJETO RONDON/2017

O Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV) sediará, entre os dias 13 e 30 de julho de 2017, a "Operação Serra do Cachimbo", parte do Projeto Rondon/2017, do Ministério da Defesa. Os “rondonistas” realizarão suas atividades em 07 municípios do Mato Grosso e 02 municípios do Pará.

A “Operação Serra do Cachimbo” teve início em 13 de julho, com o pouso em SBCC do C-767 do 2º/2º GAV,que trouxe os professores e universitários participantes da Operação, além da comitiva do Ministério da Defesa.

No dia 14 de julho, os rondonistas tiveram um contato mais próximo com a natureza da região de Cachimbo, fazendo uma trilha de 3 Km, terminando com um banho de rio próximo à Usina Hidrelétrica do CPBV (PCH). À tarde teve lugar a cerimônia militar no Pátio de Solenidades da Área de Exercícios do CPBV. A solenidade foi presidida pelo Exmo. Sr. Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, TenBrig do Ar R/1Ricardo Machado Vieira, e contou com a presença de autoridades civis e militares, além de convidados e dos 190 rondonistas de 18 universidades dos diversos Estados da Federação.

A abertura oficial do Projeto Rondon/2017, Operação Serra do Cachimbo, ocorreu no dia 15 julho, no auditório da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte.

A solenidade contou com a presença do Governador do Estado do Mato Grosso, José Pedro Gonçalves Taques, TenBrig do Ar R/1 Ricardo Machado Vieira; do Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), José Barroso Filho, do Coordenador-Geral do Projeto Rondon, Brigadeiro de Infantaria Augusto Cesar Amaral e do Chefe da Subchefia de Planejamento, Orçamento e Gestão Institucional do COMPREP, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros.

O Brigadeiro de Infantaria Augusto Cesar do Amaral, realizou a introdução da cerimônia, apresentando aos rondonistas um panorama geral Do Mato Grosso e Pará, do Projeto Rondon e da Operação. Além disso, foram transmitidas orientações sobre as ações que serão desenvolvidas. O Governador apresentou as boas-vindas aos rondonistas e declarou aberta a Operação Serra do Cachimbo..

No dia 17 de julho, a “Operação Serra do Cachimbo” teve continuidade com a partida dos rondonistas para as 09 cidades contempladas pelo Projeto Rondon. Eles permanecerão nessas localidades até o dia 28 de julho, quando os rondonistas retornarão para o CPBV após o encerramento solene da Operação na Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte.

Fim do conteúdo da página