Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > INÍCIO DA OPERAÇÃO ILS CAT I NO AERÓDROMO DE CACHIMBO
Início do conteúdo da página

No dia 26 de maio de 2016, o aeródromo de Cachimbo (SBCC), administrado pelo Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), iniciou a operação de Sistema de Pouso por Instrumentos, Categoria I (ILS CAT I). Esse Sistema é classificado como procedimento de precisão por proporcionar ao piloto a informação eletrônica de alinhamento com o centro da pista e a 'rampa de descida' até o ponto ideal de toque. Por ser de Categoria I, autoriza o piloto descer ''por instrumentos'' até a altura de 200ft (60 metros).

Esse fato ficou marcado com a participação do 2º/3º GAv (Esquadrão Grifo) que, nessa data, executou o primeiro pouso ILS em SBCC, utilizando a aeronave A-29 (FAB 5730), pilotada pelo Ten Dianezi, que ressaltou: 'É de extrema importância esse sistema de aproximação para as aeronaves que operam nesse aeródromo'.

Localizado no município de Novo Progresso, ao sul do Pará, esse aeródromo é mais conhecido por 'Cachimbo', devido à proximidade com a Serra de mesmo nome. Tal aeródromo fica distante 250 Km da sede do município de Novo Progresso-PA, e traz nas publicações Aeronáuticas a cidade de Guarantã do Norte-MT, tecnicamente a cidade servida, por ser a mais próxima do Destacamento, cerca de 80Km.

O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Cachimbo (DTCEA-CC), subordinado ao Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), é o Provedor de Serviço de Navegação Aérea, incluindo entre suas responsabilidades, a manutenção e operação desses equipamentos. Para isso, mantém, vinte e quatro horas por dia, uma equipe composta por um oficial e quinze graduados (técnicos e apoio) em sistema de revezamento.

O interesse e a necessidade de implantação desse importante sistema justifica-se pela localização estratégica desse aeródromo, que, desde 1954, é essencial na ligação da extensa Região Norte com as demais Regiões do nosso grandioso Brasil. CACHIMBO! SELVA! BRASIL!
 

 

Fim do conteúdo da página