Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA comemora 63° aniversário
Início do conteúdo da página

COMARA comemora 63° aniversário

Em meio à correria de final de ano, não poderia passar despercebida a comemoração alusiva ao 63° aniversário da COMARA, ocorrida no dia 16 de dezembro de 2019, que contou com a presença de importantes autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, como o Deputado Federal José Benito Priante Júnior, o Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral, Chefe da Quarta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, o Brigadeiro Engenheiro Raymundo Ubirajara da Fonseca Salgado Junior, Chefe do Subdepartamento de Planejamento da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica, o Juiz Federal da Justiça Militar no Pará, Dr. José Maurício Pinheiro de Oliveira, o Chefe da Consultoria Jurídica da União no Pará, Dr. Antônio Chagas Rodrigues, além de diversos comandantes da Guarnição de Aeronáutica de Belém e representantes das demais Forças Armadas.

 

Consciente das inúmeras atividades em andamento, mesmo no apagar das luzes de 2019, a COMARA decidiu inovar uma vez mais e, nos mesmos moldes do que já vem sendo praticado no âmbito do Exército Brasileiro, resolveu realizar o treinamento no mesmo dia da formatura, algumas horas antes da solenidade.

Entre o treinamento e a cerimônia de aniversário, ainda houve tempo para o descerramento da foto na galeria dos destaques profissionais do ano de 2019.

 

Numa eleição apertada, realizada em dois turnos, foram escolhidos pelos próprios colegas de trabalho para representar suas respectivas classes e ostentar sua foto na galeria dos destaques o 3° Sargento Cláudio, Graduado Padrão; o Soldado de 2ª Classe Maurício, Praça Padrão; o Sr. Raimundo Nonato Mendes França, representado pelo Ten Cunha, Servidor Permanente Padrão; e o Sr. Catarino dos Santos, Servidor Temporário Padrão.

Durante a cerimônia, aproveitou-se a oportunidade para conceder o título de “Comariano Honorário” àqueles que contribuíram de forma significativa, neste ano de 2019, para engrandecer o nome da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica.

Foram agraciados com a distinção de “Comariano Honorário” neste ano de 2019 as seguintes personalidades: Deputado Federal José Benito PRIANTE Júnior; Brigadeiro Engenheiro ELIEZER de Freitas Cabral, Chefe da Quarta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica; General de Brigada OMAR Zendim, Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar da Amazônia; General de Brigada Marcus Vinícius Fontoura de MELO, Comandante do 2° Grupamento de Engenharia; General de Brigada DANILO Mota Alencar, Comandante da 2ª Brigada de Infantaria de Selva; Coronel Francisco de Assis Costa ALMEIDA JÚNIOR, Comandante do Comando de Fronteira Solimões / 8° BIS; Coronel Marcello Venicius Mota LINHARES, Comandante do 8° Batalhão de Engenharia de Construção; Coronel VANDIR Pereira Soares Junior, Comandante do 6° Batalhão de Engenharia de Construção; Tenente-Coronel Aviador Lázaro de Andrade STALLONE, Comandante do 1° Esquadrão de Transporte Aéreo; 1° Ten QOCon CIV KÁTIO AUGUSTO Machado da Silva, Engenheiro da Comissão de Obras do DCTA; e o 3° Sargento QESA Marcos AURÉLIO Gonçalves Ferreira, Encarregado da Seção de Serviços Gerais da ALA 9.

 

Na ocasião, foram impostas as medalhas de tempo de serviço de 10, 20 e 30 anos aos militares da COMARA sede e do Destacamento de Apoio à COMARA em Manaus.

Foram paraninfos nessa cerimônia o Brig Eng Eliezer, o Brig Eng Salgado e o Cel Steven, Vice-Presidente da COMARA.

O Coronel Steven fez questão de destacar, durante a leitura da Ordem do Dia alusiva ao 63° aniversário da COMARA, que, naquele momento de festa, havia muitos comarianos de espírito abnegado trabalhando em prol da integração do país.

“Nesse exato momento, há três balsas carregadas de brita a caminho de Estirão do Equador; em Iauaretê, há uma equipe realizando a perfuração da pedreira para que possa ser feita sua detonação ainda esse ano; em Oriximiná, onde estamos executando o cercamento da área operacional do aeródromo, não iremos parar para o Natal tampouco para o Ano Novo; e, finalmente, em Oiapoque, há uma equipe da COMARA realizando investigações geotécnicas e levantamento topográfico para a construção de um novo Terminal de Passageiros”, enumerou o Coronel Steven.

O Vice-Presidente da COMARA aproveitou ainda para agradecer a todos os integrantes da COMARA, civis e militares, que, com seu trabalho muitas vezes anônimo, porém altamente comprometido com a missão da organização, faz com que a unidade seja depositária da mais alta confiança.

“Se somos capazes de fazer o que fazemos, isso se deve à contribuição de cada um de vocês!” declarou o Coronel Steven.

 

 

 

Texto: Cel Av Steven

Fotos: Sd F. Lisboa / Sd J. Negrão

 

Fim do conteúdo da página