Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Unidades Subordinadas > BINFAE-RF - Batalhão de Infantaria Especial de Recife
Início do conteúdo da página

Missão

Cumprir, em situações de conflito, as atividades de infantaria em combate e,em tempos de paz, aquelas que forem atribuidas.

História

Com a criação do então Ministério da Aeronáutica, em 20 de Janeiro de 1941, unindo a aviação militar com a aviação naval, houve a necessidade da ativação, no ínicio, de seis companhias de infantaria de guarda, com a finalidade de proteger o patrimonio, os equipamentos e o pessoal da mais jovem Força Armada, a Força Aérea Brasileira. Essa ativação deu-se no dia 11 de Dezembro de 1941, e hoje nessa data, é comemorado o “Dia da Infantaria da Aeronáutica”.

Para compor o Quadro de Infantaria de Guarda (Q IG) na Força Aérea, foram transferidos Oficiais e Praças do glorioso Exército Brasileiro, sendo estes os pioneiros na formação do perfil militar dos “Fabianos”, os quais deixaram como legado a nobre missão de instruir os primeiros passos àqueles que incorporam na Força, ensinando o exercício da liderança, o espírito de corpo, o respeito às leis, às normas, aos regulamentos, etc.

Em 1983 o então Ministro da Aeronáutica, Ten Brig do Ar Délio Jardim de Mattos, vislumbrou uma necessidade da Força Aérea e criou os Batalhões de Guarda e Segurança (BGS) que num segundo ato passaram a ser denominados Batalhões de Infantaria da Aeronáutica (BINFA). A partir daquele embrião (BGS) e com a evolução natural em busca do aperfeiçoamento, foram criados os atuais Batalhões de Infantaria da Aeronáutica Especiais (BINFAE).

Nesse contexto, o Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Recife (BINFAE-RF) foi criado através da portaria R-904/GC3, de 11 de Outubro de 2005, do Comandante da Aeronáutica, ficando subordinado ao Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR).

O BINFAE-RF reuiniu numa única Organização Militar as seguintes Unidades de Infantaria já existentes naquele ano:

- o Batalhão de Infantaria da Aeronáutica do II COMAR (BINFA-12)

- o Batalhão de Infantaria da Aeronáutica da BARF (BINFA-32)

- a Companhia de Infantaria da Aeronáutica Isolada (CINFAI) do PAMA-RF.

O BINFAE-RF também é conhecido por Batalhão Guararapes por se encontrar localizado no sopé dos Montes Guararapes, leito de nossos bravos heróis e berço da nossa querida Pátria Brasil.

O Batalhão Guararapes foi a primeira Organização Militar da Força Aérea Brasileira a enviar tropa de infantaria para cumprir Missão de Paz da Organização das Nações Unidas. A fração de Tropa do Batalhão Guararapes esteve presente no Haiti, durante o primeiro semestre de 2011 onde cumpriu com louvor as missões que lhe foram confiadas.

Contato:

http://www.binfaerf.intraer 

Fim do conteúdo da página