Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > CLA realiza cerimônia alusiva aos seus 34 anos de criação
Início do conteúdo da página

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) comemorou na manhã desta sexta-feira (10/03), a cerimônia militar alusiva ao 34º aniversário de criação do Centro. A cerimônia, presidida pelo Major Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), aconteceu no pátio do Centro Técnico em Alcântara e contou com a presença de todo o efetivo militar do CLA e do Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK), além de autoridades militares e civis.

Na ocasião, foi realizada a entrega de diplomas de homenagens aos destaques do Centro de Lançamento de Alcântara, relativos ao ano de 2016. O diploma de Graduado Padrão coube ao Segundo Sargento Laedson Tavares. O diploma de Servidor do Ano foi entregue ao sr. Celson dos Santos, enquanto que o soldado de primeira classe Arnoldo Santos Machado foi agraciado com o titulo de Praça Exemplar. Na sequência, foram entregues as medalhas de tempo de serviço, prata e bronze, aos militares que completaram 20 e 10 anos no serviço ativo, respectivamente.
Durante a cerimônia, o diploma do “Título de Amigo do CLA” foi entregue pelo Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, Diretor do CLA e pelo Major Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional, aos Deputados Federais José Reynaldo Tavares e Pedro Fernandes Ribeiro, à Reitora da Universidade Federal do Maranhão, Nair Portela Silva Coutinho e ao professor Porfírio Guerra, que estava representando o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Pereira.
O término da cerimônia foi marcado pelo desfile da tropa em continência ao Comandante do I COMAR.

"Nessa jornada, muitos foram os desafios enfrentados, mas sempre seguimos adiante com o propósito de inserir o país no seleto grupo de nações que dominam, com tecnologia própria, o completo ciclo de acesso ao espaço. Nesses 34 anos, realizamos um total de 475 lançamentos de veículos para testes, estudos em microgravidade e satelização, em um total de 97 operações. Neste ano de 2017, devemos atingir a marca histórica de 100 operações realizadas por este Centro desde sua criação", afirma o Coronel Luciano.

Fim do conteúdo da página